Em retiro junto à Mata Atlântica, estudantes conversam consigo mesmos, com os outros e com Deus
4 de abril de 2017 Notícias, Pastoral, Portal

unnamed (2)Os retiros significam, literalmente, retirar-se do seu ambiente, da sua família, da sua escola e de seus estudos, para entrar em contato com a natureza, com as pessoas e, especialmente, consigo mesmo. Foi com o objetivo de empreender esta viagem geográfica e emocional que os educandos matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema visitaram, na sexta (17) e no sábado (18), Guapimirim – município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde a instituição de ensino mantém um sítio: o Recanto Girassol.

O local, em que espécies características da Mata Atlântica são observáveis, recebe, anualmente, os educandos matriculados nos diferentes segmentos de ensino oferecidos pelo Colégio. Em 2017, porém, é ainda mais convidativo. Afinal, neste ano, a instituição escolheu, como tema norteador do seu fazer educacional o “Empreendedorismo Sustentável”, enquanto a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil propõe, por meio da Campanha da Fraternidade, uma reflexão acerca da preservação da vida, nos seis biomas compreendidos no território nacional.

unnamed (1)Ali, os adolescentes – orientados pelo agente de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan, e assessorados pela diretora, Irmã Loiva Urban –  participaram de momentos de integração com os colegas, durante o lazer, os estudos e as refeições, aproximaram-se de seus sonhos e afinaram seus sentimentos para ouvir a si mesmos, aos outros e a Deus.

Uma das dinâmicas, denominada “Pedra das Esperanças”, proporcionou, plástica e teatralmente, uma expressiva reflexão sobre as pessoas com sentimentos ruins que são encontradas nas mais diversas circunstâncias da vida. A atividade, segundo os estudantes, evidenciou a importância de desenvolver e aprimorar a paciência, a oração, o exame de consciência e o respeito às diferenças. A tolerância, o silêncio e a fé de que o bem prevalecerá também foram citados por eles como caminhos para que a esperança não se esvaia.

unnamedJá, a dinâmica da “Carta para Deus” possibilitou um encontro dos 65 jovens com a espiritualidade. Após terem escrito suas correspondências, eles trocaram, aleatoriamente, as cartas. Cada educando, então, deveria responder àquela que recebeu, respeitosa e silenciosamente.

unnamed (8)Em uma das correspondências, o remetente pediu força e paciência para passar pelas dificuldades. “Peço justiça para aqueles que se sentem injustiçados por toda a vida. Por último, peço amor e compreensão para a população que se encontra mergulhada no egoísmo”, complementava o trecho da carta, cuja resposta encorajava. “Persista, tenha paciência e, acima de tudo, confie em você!”, eram as palavras lidas na correspondência que, em outro trecho, afirmava que Deus sente orgulho de seus filhos, desde que eles vieram ao mundo.

Como não poderia deixar de ser, no Ano Mariano, os educandos também invocaram Maria – mãe de Deus e da humanidade -, por meio da música “Estrela Luminosa”, de Altay Veloso. Ouça:

  • Colégio Notre Dame Ipanema