Um desafio foi lançado aos estudantes do Ensino Médio: desenhar o novo logotipo do Festival Literário Notre Dame (FLIND). Antes de buscar inspiração e colocá-la em prática, porém, os adolescentes assistiram, durante uma hora, a uma palestra sobre criação de logos, ministrada pelo Assessor de Comunicação do Colégio Notre Dame Ipanem, José Alessandro de Oliveira.
“O processo de criação não é apenas o desenho. É preciso conhecer o produto ou evento, as cores que o valorizam, suas características e o que o define”, explicou o palestrante que também propôs exercícios para que os espectadores compreendessem que uma marca tem características de personalidade. Por meio deles, os educandos puderam perceber que um logotipo pode ser mais feminino ou masculino, mais agressivo ou ameno, mais alegre ou sóbrio: interpretações e sensações causadas naqueles que o observam motivadas pela escolha da forma, das cores, do design, etc.
José Alessandro ainda esclareceu que todo logotipo precisa de um conceito, algo por trás da representação gráfica, que o sustentará. Ele deve ir ao encontro dos valores da instituição que a marca representa e da maneira como deseja-se atingir o público-alvo. Isso foi o que os estudantes puderam constatar, com a exposição de vários exemplos de logotipos de sucesso, conhecidos no mundo todo, apresentados e analisados pelo palestrante. Ele ainda mostrou aos participantes projetos gráficos desenvolvidos por ele, explicando o processo criativa de suas criações.
A escolha do logotipo da nona edição do Festival será feita através de votação, no início do terceiro trimestre. O Festival Literário Notre Dame acontecerá no dia 25 de setembro e será aberto ao público.