Foram dois dias em que a boa folia fez parte da rotina do Colégio Notre Dame Ipanema. Neles, os recreios transformaram-se em bailinhos de Carnaval à moda antiga, nos quais marchinhas embalaram a diversão de crianças e adultos, fantasiados ou não.
Elas foram tocadas pelo docente de Música, acompanhado por estudantes e seus instrumentos de percussão – produzidos a partir de sucatas.
As crianças matriculadas no Integral Notre Dame também festejaram, com luzes coloridas, em um bailinho realizado durante o almoço.
Nem os adolescentes do Ensino Médio ficaram de fora. Sem deixar de lado o foco e a dedicação aos estudos, em busca da excelência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), eles frequentaram as aulas usando adereços e vestindo fantasias.
Alguns funcionários e professores também entraram no ritmo de carnaval e usaram adereços na sexta-feira (24), proporcionando um dia especial de muita alegria e interação com os estudantes.
Você conhece a origem do Carnaval?
Acredita-se que a festa carnavalesca tenha surgido a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica – antecedida por quarenta dias de jejum: a Quaresma. Esse período de privações acabou por incentivar festividades, às vésperas do seu início.
Também há relatos de que a origem do Carnaval estaria na Antiguidade, nas civilizações egípcia, grega e romana, que realizavam grandes festas às divindades da fertilidade e da agricultura, nos períodos de colheita.
O Carnaval, como conhecemos hoje, com desfiles e fantasias, nasceu na sociedade vitoriana do século XIX. A festa carnavalesca da capital francesa espalhou-se pelo mundo e inspiraria o carnaval de cidades como o Rio de Janeiro. Posteriormente, porém, a capital carioca exportou o hábito dos desfiles para países como o Japão e a Finlândia.