Não basta empreender, é preciso ser sustentável!
16 de fevereiro de 2017 Notícias, Portal

Em um cenário mundial tão propício ao protagonismo de pessoas do bem, ser empreendedor não é só uma prerrogativa de quem quer fazer diferença no mundo, é uma necessidade. Por isso, se a tecnologia já foi dominada, como, há tempos, era preciso, hoje, são a criatividade, a iniciativa e o empreendedorismo que devem ser, cada vez mais, ensinados.

É da necessidade desta aprendizagem, aliada ao posicionamento ético de quem vislumbra um planeta mais saudável, que nasce a temática da quinta edição do “Arar o Mar”: Empreendedorismo Sustentável.

Apesar de o evento só ser realizado em comemoração ao Dia do Estudante, comemorado em agosto, desde o início do ano letivo, o assunto norteia atividades escolares. Entre segunda (13) e sexta-feira (17), por exemplo, a instituição de ensino promove a Semana do Empreendedorismo Sustentável Notre Dame.

Afinal, se crise é o assunto da vez, o ato de empreender já é, por si só, instigante. O que dizer, então, de narrativas de profissionais que conseguiram empreender e ser sustentáveis? Foi com o intuito de apresentar aos educandos histórias significativas que dezenas de pais, familiares e educadores foram convidados a, voluntariamente, relatar as experiências e os desafios que vivenciaram, para tornarem-se empreendedores sustentáveis.

DSC_1293Entre eles, estava o coordenador Pedagógico e Maestro da Escola de Música da Rocinha, além educador Notre Dame, Rodrigo Belchior, que, enquanto proporcionava aos estudantes uma oficina de musicalização, descreveu o que precisou enfrentar para empreender no meio musical.

DSC_1057Os integrantes da Organização não governamental Junior Achievement, que incentiva o empreendedorismo junto a estudantes de Ensino Médio de todo país, também participaram da programação.

DSC_1151A diretora escolar, Irmã Loiva Urban, relatou aos educandos o exemplo das Irmãs de Notre Dame, que mantêm obras missionárias em Moçambique. Tendo vivido, por alguns anos, no continente africando, a religiosa experimentou, de perto, as dificuldades da falta de recursos e a resiliência necessária frente às adversidades para, por exemplo, a construção de um simples banheiro ou de uma cisterna.

DSC_1052O estagiário na Rede Globo de Televisão, Affonso Carvalho, por sua vez, fez uma analogia do empreendedorismo com o slackline – atividade física na qual o praticante deve equilibrar-se, caminhando de um ponto a outro sobre uma fita suspensa. “Empreender é como praticar slackline, é preciso querer muito chegar ao outro lado, mesmo sabendo que você vai desequilibrar-se, vai cair várias vezes, vai ter que voltar e recomeçar. Mas, é preciso ter foco e querer seguir adiante”, afirmou aos estudantes matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental.

25 (50)Já, o consultor da companhia de produtos de petróleo Ipiranga, Sergio Paola, enfatizou a importância de estar disposto a aprofundar-se, para  poder trabalhar com o que ama. Afinal, para ele, a pesquisa e a curiosidade formam o motor propulsor de um bom empreendedor.  “A mochila intelectual de vocês tem que estar muito mais recheada do que a minha”, enfatizou Sérgio referindo-se ao fato de que os estudantes vivem um amplo acesso às informações, muito mais abrangente do que há 20 anos. “o Hoje é o amanhã que tanto nos preocupou ontem, por isso aja hoje!”, incentivou.

Empreendedorismo Infantil:

Nem as crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema ficaram de fora das atividades inspiradas pelo Empreendedorismo Sustentável.

DSC_1141Para elas, o assunto foi abordado de forma lúdica, a partir de encenação, protagonizada pela  auxiliar de biblioteca Marli Silva, do conto popular “A Galinha Ruiva”. “Encaixou-se perfeitamente”, afirma a coordenadora Pedagógica do nível de ensino, Ângela Parrilha, explicando que, na narrativa, a galinha decidiu plantar um grão de milho que encontrou, para fazer um bolo, em vez de comê-lo.

A Semana do Empreendedorismo Sustentável foi apenas o primeiro evento realizado pela instituição de ensino a partir da temática – escolhida pelo seu corpo pedagógico para nortear o seu fazer educacional, neste ano letivo. Uma feira de iniciativas empreendedoras e sustentáveis também será promovida, assim como aulas especiais.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema