Marcos Uchôa participa da abertura da IX Sepem
27 de maio de 2015 Notícias, Portal

A decisão sobre o futuro profissional não é algo simples. Por isso, também é papel das instituições de ensino básico orientar o seu estudante nessa etapa tão importante da vida, em que busca auto-conhecimento e informações precisas para dar sequência a sua vida acadêmica e, até, profissional.

Com esse objetivo, o Colégio Notre Dame Ipanema promove, há nove anos, a Semana das Profissões no Ensino Médio (a Sepem). Em 2015, as palestras com profissionais acontecem de  25 a 29 de maio.

Abrindo o evento, a diretora do Colégio, Irmã Loiva Urban, aconselhou os educandos para que tragam consigo o amor de Deus, em todas as etapas da vida. “A compaixão e a paciência solidificam as relações interpessoais. Isso é fundamental na vida profissional, para que se criem equipes de trabalhos fortes, competentes e em que um confie no outro”, justificou.

Logo após a acolhida da religiosa, o ciclo de palestras foi, de fato, iniciado.  O jornalista Marcos Uchôa, que há 28 anos é um dos principais repórteres da Rede Globo, foi o convidado para a atividade inaugural da Sepem. Ele relatou suas experiências profissionais, entre elas como correspondente internacional em Londres e em Paris, aos atentos estudantes do Ensino Médio que ocupavam o auditório da instituição de ensino. Marcos Uchôa ainda relembrou sua vida acadêmica na Facha – Faculdades Hélio Alonso, revelando dificuldades e incentivando os jovens ao hábito da leitura.

O jornalista passou por momentos de dúvidas, mesmo após ter feito suas escolhas: chegou a cursar um ano e meio de Sociologia e, após desistir, ingressou em medicina, curso que estudou por um ano. A sinceridade do jornalista ao narrar as incertezas e as desistências tranquilizou os estudantes, já que puderam perceber que a dúvida é natural.

Marcos ainda exibiu aos educandos algumas de suas matérias e comentou sobre as experiências vividas na profissão, antes de ser questionado pelos presentes.

ZLE_6017Ao ser questionado sobre riscos pelos quais já passou como jornalista, como, por exemplo, em coberturas no Afeganistão ou em comunidades cariocas, Uchôa rejeitou o rótulo de herói, pois os jornalistas estão ali por opção. “Há uma deturpação do pensamento sobre isso. Não há razão para se ter essa imagem. Quem, de fato, sofre, são as pessoas que estão nesses lugares de conflitos, pois elas não têm escolha. Se para nós, em algum momento, a situação se tornar de extremo perigo, temos a opção de irmos para casa, diferente delas”, esclareceu.

O jornalista também atentou para o fato de que os jovens estão menos preparados para ingressar nessa profissão por estarem lendo pouco. “É evidente e preocupante, mas o setor está precisando de renovação. Profissionais tiveram de voltar da aposentadoria devido a falta de qualidade dos novos jornalistas do mercado. Os jovens precisam entender que devem fazer sua parte desde o básico, como a leitura e a busca por uma cultura diversificada”, concluiu.

Após sua participação, Marcos Uchôa ainda destinou um tempo para atender um grupo de estudantes com dúvidas e curiosidades mais específicas sobre a profissão.
Após sua participação, Marcos Uchôa ainda destinou um tempo para atender um grupo de estudantes com dúvidas e curiosidades mais específicas sobre a profissão.

A Sepem recebeu outros dois convidados no seu primeiro dia de palestras.

DSC_0054A educadora Jaqueline Sousa, conversou com os estudantes sobre a melhor forma de decidir a carreira a seguir. A professora de geografia ressaltou que é fundamental que cada estudante siga o seu sonho, mas de forma aliada a um planejamento do seu futuro.

Ela ainda instigou os jovens a se questionarem sobre suas habilidades e as aptidões exigidas pelas carreiras. “Pesquisem sobre a profissão que escolherem”, incentivou.

DSC_0059Encerrando as palestras do dia, a representante da consultoria de estudo no exterior DaquiPraFora, Leticia Cunha, expôs aos estudantes sua experiência de estudos no exterior. Ela ressaltou os benefícios de um intercâmbio, que vão desde a conquista de novas amizades até a possibilidade de praticar esportes incomuns, ou a oportunidade de trabalhar. Os intercâmbios de cursos pré-universitários – pre-college – foram exaltados pela palestrante como uma das grandes possibilidades de aprendizagem e experiência no exterior antes de iniciar de fato a vida acadêmica. O Colégio Notre Dame Ipanema possibilita aos seus estudantes a participação dos cursos pre-college no NYIT – New York Institute of Technology, uma das mais renomadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos, destacou a palestrante, citando o programa que acontece durante o mês de julho. Clique aqui e veja a matéria sobre o intercâmbio em Nova York, que foi destaque no jornal O Globo.

Letícia ainda sanou dúvidas quanto às avaliações necessárias para ingresso em universidades norte-americanas.

Acesse a galeria de fotos da abertura do ciclo de palestras:

A Semana das Profissões no Ensino Médio segue com palestras de uma série de convidados. Veja a programação:CARTAZ_A3_SEPEM (640 x 452)

 

 

 

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema