“Ler foi um hábito que desenvolvi quando estava no 7º Ano do Ensino Fundamental. A professora de Português nos incentivava a ler um livro por mês e fazer uma resenha sobre ele. Assim, comecei a gostar e continuo tendo o hábito até hoje”. Foi com esse depoimento que a diretora do Colégio Notre Dame, Irmã Loiva Urban, condecorou, na quarta-feira (23), os Leitores do Ano de 2016.
Descobertos por meio da contabilização daqueles que, durante todo o ano letivo, atravessaram mais vezes as portas da Biblioteca Central Cecília Meireles, para fazer a retirada de obras do acervo, educandos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, além de funcionários e docentes, receberam certificado e um livro, como presente.
Em 2016, os Leitores do Ano foram:
Atualização do acervo como incentivo à leitura:
A fim de incentivar a leitura, explica a bibliotecária do Colégio Notre Dame, Tereza Maris, antes de adquirir novos títulos, os próprios frequentadores da Biblioteca Central são consultados. Para isso, deixa-se uma lista em branco disponível a eles. É nele que eles escrevem quais títulos pretendem ler.
Atualmente, entre os títulos mais citados pelos estudantes, colaboradores e docentes, estão “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, escrito por J. K. Rowling, “Felizes para Sempre”, de Kiera Cass e “Memórias de um Amigo Imaginário”, do autor Matthew Dicks.