Uma grande exposição de múltiplas culturas e expressões comportamentais: assim define-se a Mostra de Arte Notre Dame, que envolveu os educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema, no sábado (12).
O evento, que apresentou aos visitantes a culminância de vários projetos interdisciplinares, foi, para os adolescentes, uma oportunidade para compartilhar conhecimento e, também, de conhecer melhor os colegas.
Segundo o coordenador pedagógico dos segmentos de ensino participantes, Luiz Eugênio Varajão, um dos diferenciais da Mostra é o fato de que os trabalhos expostos não são concebidos, exclusivamente, para o evento. “Eles fazem parte de um processo evolutivo pertinente ao fazer educacional”, esclarece. “Exemplo disso são os trabalhos sobre a composição do DNA, que se transformaram em maquetes detalhadas e cheias de cor sobre a diversidade do genoma”, complementa.
Mais do que uma exposição sobre o conhecimento construído no cotidiano escolar, ao longo de todo o semestre, contudo, a Mostra de Arte também privilegia a expressão artística. Pelos corredores da instituição de ensino, por exemplo, foram expostas representações da cultura peruana, medieval e mexicana, além de trabalhos inspirados no movimento Pop Art.
Aqueles que visitavam o evento, ainda, podiam ter sua pressão arterial verificada pelos adolescentes, supervisionados por docentes.