Entre os maiores desafios enfrentados pelos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, está a escolha da carreira profissional. Por isso, para auxiliá-los e tornar o processo de decisão o mais natural possível, o Colégio Notre Dame Ipanema promove, ao longo dos anos escolares, atividades de orientação vocacional, coordenadas pela psicopedagoga escolar, Júlia Lázaro.
Elas permitem que os educandos consigam conhecer bem a área acadêmica que almejam, além de auxiliar aqueles que possuem dúvidas sobre a profissão que desejam seguir. Para isso, ao longo do ano letivo, os adolescentes reúnem-se, por diversas vezes, seja coletiva ou individualmente, com a psicopedagoga.
Ao término do período de aulas, então, é realizada uma “prestação de contas” aos seus responsáveis, de modo que possam compreender e acompanhar o processo vivenciado pelos adolescentes.
Foi o que aconteceu na quinta-feira (03), quando os responsáveis por esses estudantes participaram de reunião com Júlia, a fim de conhecer as avaliações e os métodos usados no processo de orientação, cujo principal objetivo é possibilitar que os adolescentes escolham de maneira consciente. “Para isso, eles são motivados a se autoavaliarem, através de dinâmicas diversas, testes de identificação de inteligências e, até mesmo em rodas de conversa. Tudo é complementar e ajuda o estudante”, esclarece a psicopedagoga.
O valor da iniciativa é constatado pelos familiares dos educandos, como Suzana Ferreira. Mesmo que a filha sempre tenha tido certeza sobre a profissão deseja seguir, ela avalia positivamente a orientação profissional oferecida pela instituição de ensino. “Ouvir outras opiniões e conversar com a psicopedagoga faz com que ela descubra os caminhos dentro da própria área”, comenta.