“A pequena menina Marieta sonhava em ser bailarina. Por isso, durante muitos anos, estudou balé clássico. Aos 16, contudo, ingressou no curso de teatro do Tablado, onde teve Maria Clara Machado como professora.
Em 1965, aos 18 anos, ao acompanhar uma amiga em um teste para uma peça, acabou sendo convidada, pelo diretor Luiz Carlos Maciel, para interpretar um papel no filme “Society em Baby Doll”. Na mesma época, estreou, também, no teatro, com o espetáculo “Feitiços de Salém”. No ano seguinte, foi chamada para integrar o elenco da novela “O Sheik de Agadir”, produzida pela recém-inaugurada TV Globo. De lá para cá, somam-se 28 espetáculos, 38 filmes e 23 trabalhos em televisão”.
Com esta apresentação, Marieta Severo adentrou, no domingo (23), o auditório da instituição de ensino promotora da maior mostra de teatro escolar carioca: o Colégio Notre Dame Ipanema. Ovacionada pelos estudantes que a escolheram como homenageada da 14ª edição do Festival Intercolegial de Teatro Notre Dame e pelo público que lotava o espaço, a atriz respondeu, com simpatia e carinho, à euforia de sua calorosa acolhida.
Com uma trajetória artística cujo início pode assemelhar-se ao de muitos dos estudantes que, ao longo dos três dias do Festival, subiram ao palco, a atriz participou da entrega dos troféus aos vencedores da mostra competitiva, escolhidos por corpo de jurados.
Ao todo, dez espetáculos infanto-juvenis e adultos foram apresentados por companhias de nove escolas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Entre elas, as grandes campeãs foram a do Colégio Notre Dame Ipanema – contemplada com 6 troféus, incluindo o de Melhor Espetáculo Adulto – e a representante gaúcha. Os estudantes do Colégio Notre Dame Passo Fundo foram premiados em cinco categorias, inclusive a de Melhor Espetáculo Infanto-juvenil.
Antes disso, porém, a homenageada, ao parabenizar o Colégio pela realização do evento, enalteceu o papel do teatro para a formação humana. ‘‘Mesmo que alguns de vocês não se tornem atores profissionais, saibam que o teatro é um lugar precioso para a formação de seres humanos que vão prestar mais atenção no seu entorno, nas pessoas, no outro…”, afirmou.
Ao ser homenageada, Marieta ouviu, da diretora escolar, Irmã Loiva Urban, que, desde a sua chegada ao Brasil, em 1923, as Irmãs de Notre Dame, vindas da Alemanha, apresentavam teatros com as crianças. Afinal, as artes cênicas ajudam no conhecimento do outro e da cultura, seja local ou mundial, e, também, no autoconhecimento, explicou a religiosa, agradecendo a atriz por sua contribuição às artes.
VENCEDORES – CATEGORIA INFANTO-JUVENIL
VENCEDORES – CATEGORIA ADULTO