No século XIX, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e, por isso, foi palco de momentos políticos marcantes e ambientou grandes romances da época, como o livro “Ressurreição”, de Machado de Assis. Para conhecer mais sobre esse período histórico e sobre o autor, os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma Aula Além-muros, na qual visitaram a Academia Brasileira de Letras (ABL) e pontos da Cidade Maravilhosa.
Na, ABL, como em um livro, a sala “Machado de Assis”, foi aberta para que os estudantes conhecessem mais sobre a personalidade literária. Em suas paredes, trechos dos livros e pinturas que pertenciam ao autor ilustram o ambiente e harmonizam com os móveis, que originalmente ocupavam a casa do romancista.
Segundo a estudante Stine Silva, a visitação foi uma oportunidade de saber mais sobre o contexto no qual a obra, cuja leitura foi tarefa do primeiro trimestre letivo, foi escrito. “Por ser um livro de dois séculos atrás, provavelmente, nós não o leríamos, mas está sendo ótimo conhecer um pouco mais sobre Machado de Assis”, afirmou.
Também no roteiro da visita, estava a exposição do acadêmico Arnaldo Niskier. Ela chamou atenção dos adolescentes pela interatividade das instalações. Foi possível, até, tocar nos painéis de LED que contavam a história de vida do autor.
Nas escadas do Palácio Tiradentes, no Paço Imperial e no Arco do Telles, os jovens participaram de uma aula interdisciplinar de História e Língua Portuguesa. Dessa forma, enquanto os fatos históricos eram expostos, havia a integração com as informações sobre Machado de Assis e suas obras, que, em grande maioria, se passaram no Rio de Janeiro.