“A leitura permite que as pessoas viajem dentro de sua imaginação e conheçam lugares, se tornem personagens e sintam emoções diferentes das do seu real estado emocional”. Desse modo, a bibliotecária do Colégio Notre Dame Ipanema, Tereza Maris, explicou a importância do hábito de ler e de ouvir histórias – incentivado, na Rede de Educação Notre Dame, pelo projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”- para o estímulo à criatividade.
Como parte do projeto pedagógico desenvolvido há quatro anos nas instituições de ensino Notre Dame, os estudantes da unidade de Ipanema receberam, ao longo do segundo trimestre, autores, contadores de história e ilustradores. Os matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, ouviram atentamente à contadora de histórias, Samara Araújo. Ela narrou a eles as aventuras descritas em “O Mágico de Oz” – título que faz parte do projeto “Jornadinha Literária”, no qual os estudantes produzem, em textos e ilustrações, releituras de obras literárias, que são compiladas em um livro publicado anualmente pelo Colégio.
Como o incentivo ao contato com a literatura não se limita à Língua Portuguesa, os estudantes do 6º Ano leram “El Viaje de Riku”, cuja autora, a argentina e mãe de educanda, Cecília Stanzione, foi até a instituição de ensino, para conversar com os leitores. Surpresa com os questionamentos feitos a ela, a autora afirmou que a sensibilidade e a concentração do público permitiu que a experiência se tornasse uma das mais incríveis de sua vida.
Outro autor, Ronaldo Barcelos, também esteve reunido com os estudantes do Ensino Fundamental I. Ele falou às crianças sobre o processo criativo envolvido na criação das Histórias em Quadrinhos da coleção “Os Guerreiros da Amazônia”. Segundo ele, as aventuras de seus personagens acontecem há 500 anos, com a invasão das Américas. Ao perceber que seria impossível vencer o homem branco, com suas armas e cavalos, os caciques de todas as tribos da Amazônia reuniram-se e decidiram enviar representantes de cada grupo para um local secreto da floresta. “Assim, eles viveram isolados por muitos e muitos anos, desenvolveram habilidades especiais, catalogaram no Livro Sagrado o conhecimento da floresta, das plantas e dos animais”, conta Ronaldo, que afirma, ainda, que a obra incentiva a consciência ambiental e a empatia com os seres que vivem nas matas.
Durante o debate, enquanto o ilustrador Ronaldo Santana desenhava os personagens da série, as crianças receberam a visita de Aiara – a heroína dos livros que, com seus gritos superssônicos e sua capacidade de voar, consegue proteger a floresta dos perigos causados pelos seres humanos.
Ampliação do acervo escolar:
A constante renovação dos títulos presentes nas estantes das bibliotecas do Colégio Notre Dame Ipanema também é um catalizador de leitores, afirma a biblioteca Tereza. “Para o terceiro trimestre, recebemos novos títulos de diversos gêneros. Grande parte deles foi sugerida pelos próprios estudantes”, conta. Ainda como estímulo à leitura, especialmente de obras do acervo escolar, o estudante com maior frequência de retirada e entrega de livros é premiado.