Projeto possibilita que responsáveis sejam “professores por um dia”
21 de julho de 2016 Notícias, Portal

No início do trimestre, os responsáveis pelos educandos matriculados na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema foram convidados a ser “professores por um dia”. Por isso, eles foram desafiados a planejar e desenvolver atividades lúdicas para os colegas dos seus filhos, sem temas pré-definidos, como parte do projeto “Família na Escola”.

DSC_0062Prezando pela sustentabilidade, a mãe de estudante do Maternal I, Camila Ribeiro, organizou uma oficina de plantio de hortelã. Com ajuda das auxiliares de turma, os pequenos estudantes prepararam a terra, depositaram a muda e regaram-na. Após o processo, pareceram orgulhosos do resultado, observando, atentamente, os detalhes das plantas. Segundo Camila, a ideia surgiu durante uma atividade semelhante, da qual participou com os filhos, promovida por um ateliê. “Meus filhos gostaram tanto do processo de plantio e cultivo da hortelã que resolvi fazer com as crianças do Colégio também. Com o apoio da equipe pedagógica, toda a atividade se desenvolveu de maneira tranquila e bem proveitosa”, conta.

As crianças confeccionaram colares usando formas de docinhos em alusão aos tradicionais colares de flores usados na Oceania.
As crianças confeccionaram colares usando formas de docinhos em alusão aos tradicionais colares de flores usados na Oceania.

Já, com o objetivo de incentivar a alimentação saudável, a mãe de estudante da Pré-escola II, Priscila Figueredo, realizou, com auxílio da educadora responsável pela turma, uma atividade com frutas, associada à cultura da Austrália – país adotado como tema contextualizador dos estudos desenvolvidos no trimestre. Segundo a docente, Danyelle Santos, quando a responsável teve a ideia de fazer salada de frutas com as crianças, automaticamente percebeu-se a possibilidade de relacionar a oficina com os hábitos alimentares do povo australiano.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ângela Parrilha, nota-se que os temas das atividades propostas pelos convidados estão diretamente relacionados ao “cuidado com a vida do planeta, do outro e de si” e à “integração família, escola e comunidade”: dois dos Princípios que norteiam o fazer pedagógico, na Rede de Educação Notre Dame. DSC_0078“Só pelo fato de duas mães terem partilhado com os estudantes a importância da boa alimentação e do plantio, já sabemos que o Projeto está seguindo o caminho certo”, afirma, explicando que iniciativas como essa complementam e enriquecem as atividades do cotidiano escolar e integram as famílias no processo educacional.

As ações do projeto prosseguem, no decorrer do ano letivo.

Acesse a galeria de fotos:

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema