No início do trimestre, os responsáveis pelos educandos matriculados na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema foram convidados a ser “professores por um dia”. Por isso, eles foram desafiados a planejar e desenvolver atividades lúdicas para os colegas dos seus filhos, sem temas pré-definidos, como parte do projeto “Família na Escola”.
Prezando pela sustentabilidade, a mãe de estudante do Maternal I, Camila Ribeiro, organizou uma oficina de plantio de hortelã. Com ajuda das auxiliares de turma, os pequenos estudantes prepararam a terra, depositaram a muda e regaram-na. Após o processo, pareceram orgulhosos do resultado, observando, atentamente, os detalhes das plantas. Segundo Camila, a ideia surgiu durante uma atividade semelhante, da qual participou com os filhos, promovida por um ateliê. “Meus filhos gostaram tanto do processo de plantio e cultivo da hortelã que resolvi fazer com as crianças do Colégio também. Com o apoio da equipe pedagógica, toda a atividade se desenvolveu de maneira tranquila e bem proveitosa”, conta.
Já, com o objetivo de incentivar a alimentação saudável, a mãe de estudante da Pré-escola II, Priscila Figueredo, realizou, com auxílio da educadora responsável pela turma, uma atividade com frutas, associada à cultura da Austrália – país adotado como tema contextualizador dos estudos desenvolvidos no trimestre. Segundo a docente, Danyelle Santos, quando a responsável teve a ideia de fazer salada de frutas com as crianças, automaticamente percebeu-se a possibilidade de relacionar a oficina com os hábitos alimentares do povo australiano.
Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ângela Parrilha, nota-se que os temas das atividades propostas pelos convidados estão diretamente relacionados ao “cuidado com a vida do planeta, do outro e de si” e à “integração família, escola e comunidade”: dois dos Princípios que norteiam o fazer pedagógico, na Rede de Educação Notre Dame. “Só pelo fato de duas mães terem partilhado com os estudantes a importância da boa alimentação e do plantio, já sabemos que o Projeto está seguindo o caminho certo”, afirma, explicando que iniciativas como essa complementam e enriquecem as atividades do cotidiano escolar e integram as famílias no processo educacional.
As ações do projeto prosseguem, no decorrer do ano letivo.