Diversão e momentos em família preparam estudantes para a transição para o Ensino Fundamental
2 de agosto de 2016 Notícias

Ao longo da infância, as crianças passam por diversas fases de transição: os primeiros passos, o desfralde e as quedas dos dentes de leite, por exemplo.  Além deles, há também a mudança de nível de ensino, motivo pelo qual o Colégio Notre Dame Ipanema promoveu, no sábado (16), uma Manhã de Convivência entre os estudantes que vão progredir da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, aqueles que já estão no 1º Ano, seus familiares e educadores.

DSC_0469

Na ocasião, sob a bênção do padre Jorge Luiz Neves Pereira da Silva, conhecido popularmente como Pe. Jorjão, foram inauguradas as novas salas de aula das turmas de 1º Ano, que contam com mobiliário colorido, proporcional à altura das crianças e capaz de ser organizado em outras formações, além do tradicional enfileiramento.

DSC_0683Além da benção, todos os presentes foram convidados a participar das oficinas de capoeira, dança, brincadeiras antigas e música, planejadas especialmente para o evento.

Por isso, quem passava pela quadra aberta da instituição de ensino observava os pais correndo e divertindo-se com as crianças, em brincadeiras como pique-cola e jogos com bola de meia. Já, na quadra de vôlei – palco para a realização da oficina de capoeira, era avistada uma grande roda de ginga. Orientados pelo grupo Acorda Capoeira, muitos pais arriscaram alguns movimentos, enquanto, DSC_0062ao som de Justin Bieber, Bruno Mars, Silentió e Omi, os participantes da oficina de dança dividiam-se entre aqueles que seguiam a coreografia, demonstrada pela educadora Ana Carolina Rayon, e os que preferiam apenas brincar com as crianças.

DSC_1610Paralelamente à agitação da dança e dos esportes, na oficina de música, a docente da disciplina demonstrou aos responsáveis e às crianças técnicas de sincronismo, socialização e harmonia, usando copos para ritmizar as músicas. A integração familiar nos espaços escolares, segundo Alexandra Amaral – mãe de estudante, foi o ponto forte do evento. “Nós, pais, deixamos de ser espectadores por um tempo e nos divertimos com as crianças no ambiente que é, habitualmente, delas”, comenta.

Já, Irani Maia – que participou da manhã de convivência motivada pela celebração de missa alusiva ao Dia dos Avós, que antecedeu a programação de convivência – destaca que a fraternidade, o respeito e a união entre estudantes, familiares e educadores estiveram evidenciados durante todo o evento. “O amor que as pessoas, sejam elas professoras, pais ou outros familiares, demonstram pelas crianças é muito bonito de se ver. Eu, que não posso fazer todas essas atividades, estive observando a felicidade do meu neto brincando, também, com as demais crianças”, afirma.

DSC_0111De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ângela Parrilha, todos são beneficiados em eventos como esse. “Os estudantes e seus familiares acabam ficando mais seguros com a mudança de segmento, até por terem a oportunidade de conhecer a equipe pedagógica do segmento para o qual seus filhos vão”, explica, fazendo menção à atividade de encerramento da Manhã de Convivência.

Durante a dinâmica, na qual foram utilizados balões coloridos,  estudantes da Educação Infantil e seus responsáveis foram apresentados à Coordenação e aos docentes do 1º Ano do Ensino Fundamental.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema