Estudantes do 6º Ano participam de peregrinação, no “Pastoral em Fórmula 1”
13 de julho de 2016 Notícias, Pastoral, Portal

DSC_1528-17
Imagem de Jesus Misericordioso. Padroeiro do Santuário da Divina Misericórdia

O Papa Francisco declarou 2016 como o Ano da Misericórdia. Por isso, nele, foram abertas as “Portas Santas”,  para  que as pessoas possam receber a indulgência plenária, ou seja, a remissão dos pecados, seguindo as orientações da Igreja Católica.

Por isso, como atividade da segunda edição do projeto “Pastoral em Fórmula 1” – desenvolvido com o intuito de evangelizar os jovens, os estudantes matriculados no 6º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema visitaram o Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire. Acompanhados pelo docente de Ensino Religioso, Marco Antonio de Andrade, e pelas Irmãs de Notre Dame, Loiva Urban e Lory Inês Rockenbach, os educandos foram até a Igreja construída há 33 anos e proclamada como Santuário em 2010, pelo Cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

DSC_1514-3No local, ao passar pela “Porta Santa”, afirma a diretora escolar, Irmã Loiva, todo católico pode obter a indulgência plenária, seguindo as recomendações da Igreja. “Os fiéis devem passar pela ‘Porta’ com espírito de piedade, após terem-se confessado e participado de uma missa, comungando do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo”. O ato deve ser seguido de uma oração pelo Papa Francisco, um Pai nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai, conclui a religiosa.

DSC_1541-30Por isso, após atravessar a “Porta Santa”, alguns estudantes se confessaram, enquanto outros preferiram rezar em silêncio até que a missa começasse. Durante a celebração, o padre Gilmar Simplicio explicou aos jovens que a “Porta” é um símbolo da misericórdia de Deus e enfatizou a importância dos atos de amor, de bondade e de cuidado com o próximo: fundamentos do Ano da Misericórdia e, coincidentemente, dois dos Princípios que norteiam o fazer pedagógico na Rede de Educação Notre Dame.

DSC_1621-110
Estudante reza perante as relíquias de Santa Faustina e São João Paulo II

Segundo a estudante Ana Clara Benchimol, a visita foi um momento para reafirmar a fé e relembrar os aprendizados da Primeira Eucaristia. “Esse não foi um passeio comum. Aprendemos sobre o Ano da Misericórdia e que devemos ajudar a quem precisa, seja com orações, roupas ou alimentos. Caridade foi um dos ensinamentos da Primeira Eucaristia que, nessa peregrinação, relembramos”, conclui.

As missas, no Santuário da Divina Misericórdia, acontecem diariamente. Mais informações sobre o local podem ser encontradas aqui.

A Devoção à Divina Misericórdia:

A Devoção à Divina Misericórdia tem origem polonesa, pois sua divulgação se deve à Santa Faustina, que teria recebido instruções do próprio Cristo para que a tornasse pública. Em uma visão de Jesus Misericordioso, Ele pediu que a religiosa reproduzisse, em uma pintura fiel, o que via. Tal imagem deveria conter a inscrição “Jesus, eu confio em vós”. No Santuário, encontra-se uma réplica da imagem e a frase. Ainda, no seu acesso, estão, solenemente, expostas as relíquias de Santa Faustina e do Santo Papa João Paulo II, também polonês.

DSC_1545-34Entusiasmado, o educador Marco Antonio afirma ser importante levar os estudantes ao encontro de São João Paulo II. “O Papa polonês aproximou tanto a igreja dos jovens, com a criação da Jornada Mundial da Juventude, que torna ainda mais significativo contemplar sua relíquia”, completa.

Acesse a galeria de fotos:

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema