Aos que visualizaram as fotos e pensaram que se tratava apenas de uma trilha percorrida por estudantes, acompanhados pelo seu professor, em uma aula de campo tradicional, aviso: ledo engano. Muito mais do que uma atividade ao ar livre, a subida do Morro da Urca, realizada como aula de Educação Física, proporcionou aos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema grandes ensinamentos, como o reconhecimento da cidade sobre ângulos diferentes – afinal, para alguns, foi a primeira vez que vislumbraram a capital carioca pela perspectiva desse cartão-postal.
Porém, a aula começou antes mesmo do grupo ter deixado a instituição de ensino. O que acontece no corpo humano, física e quimicamente, durante um exercício como esse, foi explicado, com riqueza de detalhes, pelo docente Rodrigo Tenedini. Assim, os adolescentes compreenderam a necessidade do alongamento, do aquecimento e do planejamento, para subir os 220 metros de altura da pedra, que também serão percorridos pelos demais estudantes do Ensino Médio, após o recesso escolar – que, em 2016, devido às Olimpíadas, será em agosto.
Considerado, por especialistas, como o maior centro urbano de escalada do mundo, o Morro tem cerca de 50 vias de acesso. A mais popular, a trilha do Morro da Urca, tem início em uma grande escadaria na Pista de Caminhada e Corrida Claudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha.
Um pouco de História:
Próximo ao Morro da Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, Estácio de Sá construiu uma pequena vila fortificada, chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro. A vila não possuía água potável e, por isso, os portugueses se expunham aos ataques de franceses e índios, sempre que iam abastecer no rio Carioca, que desaguava onde hoje é a Praia do Flamengo. O morro ao lado do Pão de Açúcar, que lembrava a proa de uma embarcação holandesa, a Urca, foi denominado, naquela época.
Ficou com vontade?
A pista é aberta diariamente, das 7 às 18h. A trilha, que é considerada fácil, é feita, na maioria do seu trajeto, por uma escadaria na mata. O percurso é curto, mas um pouco íngreme, e pode ser realizado tranquilamente em menos de uma hora, com paradas. É um passeio gratuito e que dá acesso ao primeiro morro dos bondinhos- meio de transporte que pode ser usado para o retorno.
Assista ao vídeo: