Estudantes e ex-alunos Notre Dame protagonizam a “Pastoral em Fórmula 1”
13 de julho de 2016 Notícias, Pastoral, Portal

O street dance serviu de instrumento para refletir sobre a dinâmica da vida.
O street dance serviu de instrumento para refletir sobre a dinâmica da vida.

Se, ao chegar ao Recanto Girassol – sede campestre do Colégio Notre Dame Ipanema, na sexta-feira (08), alguém se deparasse com a oficina de street dance, dificilmente acreditaria que se tratava de um encontro pastoral. Pois, assim é o “Pastoral em Fórmula 1”, uma iniciativa que usa a arte e o esporte como instrumentos que proporcionam reflexão e ampliação de horizontes.

Além de ser inspirado nas características do esporte automobilístico, o evento de evangelização tem outro diferencial: as oficinas que integram a sua programação são ministradas por estudantes do Ensino Médio e ex-alunos da instituição de ensino. “É o jovem falando a linguagem do jovem e evangelizando com a arte”, explica o agente pastoral e idealizador do projeto, Henrique Kaladan. Jovem evangelizando jovem faz deles verdadeiros protagonistas do evento. Os adolescentes   participam das oficinas que, futuramente, eles mesmos criarão e aplicarão  para seus colegas mais novos. Desse modo, prossegue Kaladan, eles compreendem que  as atividades passam pelo princípio de que Deus é o criador, o artista maior, e nós somos chamados a sermos co-criadores. Afinal, a arte é uma das formas mais bonitas para chegar a Deus, pois cursa o caminho da sensibilidade, da paz e da reflexão para que o mundo seja lido de formas diferentes.

"Mecânicos" reunidos planejando as oficinas dos "pit-stops" do 2º Pastoral em Fórmula 1.
“Mecânicos” reunidos planejando as oficinas dos “pit-stops” do 2º Pastoral em Fórmula 1.

Durante os encontros do “Pastoral em Fórmula 1”, os estudantes participam das atividades divididos em equipes. Cada grupo, como em um pit-stop, participa de uma oficina por vez: maquiagem, origami, desenho, street dance ou percussão corporal. Tudo isso, claro, envolto por reflexões e espiritualidade, para que seus integrantes estejam, cada vez mais, preparados para a grande corrida: a vida.

O "pit-stop" de percussão corporal aconteceu em um lugar muito especial, a Capela do Recanto Girassol, situada em meio à mata atlântica.
O “pit-stop” de percussão corporal aconteceu em um lugar muito especial, a Capela do Recanto Girassol, situada em meio à mata atlântica.

Na sexta e no sábado (09), foram os estudantes do 7º Ano que “correram” na Fórmula 1 da evangelização. O evento, criado pela Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame Ipanema e que vem encantando os estudantes do Ensino Fundamental, levou três ônibus lotados até o Recanto, onde os adolescentes vivenciaram momentos de espiritualidade, criatividade, expressão artística, esportes e, também, de diversão.

Além das baterias, como são chamados os pit-stops para realização das oficinas, os estudantes também participaram de caça ao tesouro e jogos de futebol e de vôlei, além de dinâmicas de grupo, ministradas por Henrique e pelo professor de Educação Física, Rodrigo Tenedini. Nesses momentos, o grande grupo se reúne para refletir e interagir.

Para ter mais proteção do frio de Guapimirim/RJ, subida da serra, as barracas foram armadas sobre a varanda da casa sede do Recanto Girassol.
Para ter mais proteção do frio de Guapimirim/RJ, subida da serra, as barracas foram armadas sobre a varanda da casa sede do Recanto Girassol.

Outra experiência vivenciada foi a do acampamento. Munidos de barracas e edredons, os monitores, ou “mecânicos”, ficaram acampados próximo à casa sede do Recanto Girassol. Na avaliação final,  os adolescentes que vivenciaram esta experiência por dois dias, garantiram que no próximo ano eles estarão todos lá, mais uma vez!

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema