Aula multidiciplinar integra a preparação para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame
23 de junho de 2016 Notícias, Portal

DSC_0064-1Há menos de três meses do maior evento voltado para estudantes da Rede de Educação Notre Dame – o Encontro Nacional da Juventude – os adolescentes matriculados do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema que, em setembro, viajam a Passo Fundo – cidade-sede do acontecimento, localizada no interior gaúcho -, assistiram a uma aula multidisciplinar baseada no conteúdo histórico e geográfico do livro “A Linha Negra”, de Mario Teixeira.

A obra que apresenta uma história baseada em fatos reais e recheada de imaginação, em um texto empolgante, vai inspirar a realização de oficinas, durante a sexta edição do Encontro, explica a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo. De acordo com ela, o vencedor do Prêmio Jabuti de 2015, na categoria Juvenil, é um texto que oferece diferentes perspectivas interdisciplinares de trabalho.

Com o intuito de propor oficinas temáticas à organização do evento, os educandos inscritos, após a aula na qual sanaram dúvidas a respeito da Guerra do Paraguai – cenário no qual a narrativa de “Linha Negra” se desenrola – , reuniram-se em quatro grupos.

Enquanto isso, os responsáveis pelos jovens também participaram do seu primeiro encontro. Nele, conheceram o evento, assistindo ao vídeo de lançamento do mesmo.

DSC_0288-5

Já, na segunda-feira (20), um aulão especial de História deu sequência à preparação para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame. Durante a atividade, os estudantes aprofundaram seus saberes sobre a realidade política da época do conflito armado.

Tocha Olímpica:

d291a7ff-afc9-4352-b343-a36b37ada63c-1Durante a realização do aulão multidisciplinar, os adolescentes participaram da gravação de um vídeo, que posteriormente foi postado em páginas e perfis da instituição de ensino nas mídias sociais, no qual apresentam uma das Tochas Olímpicas Oficiais. Doadas ao Colégio Notre Dame Ipanema por famílias de estudantes, elas serão levadas ao Rio Grande do Sul pelos encontristas, de modo que, para os jovens Notre Dame, a passagem do símbolo não acabará em agosto, quando acontecem as Olimpíadas. Ela prossegue até setembro, para que os demais inscritos possam observar um dos mais antigos e conhecidos ícones dos jogos.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema