Estudantes exercitam a democracia desde pequenos
28 de abril de 2015 Notícias

No dicionário, a palavra democracia tem como uma de suas definições a participação do povo no governo. Na prática, a participação popular se dá através da escolha de representantes, nas eleições, e em decisões que dependem da opinião pública, como nos plebiscitos. Essa participação, além de ser um dever democrático, é um ato de cidadania, cujo exercício é parte da Missão da Rede de Educação Notre Dame e que se faz presente nas eleições anuais para representantes de classe e para escolha do nome da turma, que se sucedem ao longo do primeiro trimestre.

DSC_0159Em certas ocasiões, durante esses três meses letivos, as turmas da Educação Infantil estiveram envolvidas no pleito. Após confeccionarem as próprias identidades e as assinarem, um sorteio definiu quem seriam os mesários e os presidentes de sessão. Um a um, então, os estudantes definiram, secretamente, nas cabines de votação, seus votos. Após a contagem das cédulas, o nome da turma estava, enfim, definido.

A partir do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os estudantes passam a vivenciar o fato de ter alguém que fale por toda a turma. A escolha pelo Representante ocorre através de eleição, por voto secreto, na qual escolhe-se um titular e um suplente.

DSC_0407Durante a solenidade que reuniu os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental para empossar os eleitos, após apresentação de flauta, os representantes foram condecorados com o certificado que lhes confere a tarefa de interceder pelos interesses da sua turma e proferiram o juramente da função. A coordenadora educacional das séries finais do Ensino Fundamental, Ana Paula de Menezes, explicou a importância da escolha. “Seus representantes são mais que colegas de classe, eles são o contato direto entre vocês, estudantes, a coordenação e o Colégio”, explicou.

DSC_0078Periodicamente, os estudantes se reúnem com os coordenadores pedagógicos, a fim de debater aspectos que serão tratados durante o conselho de classe, como o desempenho da turma ao longo do trimestre, pontos positivos e negativos do aprendizado e as individualidades pedagógicas.

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema