Em aula multidisciplinar, estudantes compreendem conteúdo, por meio de jogo para dispositivo móvel
5 de maio de 2016 Notícias, Portal

DSC_0786Gamificação é um aportuguesamento do termo inglês “gamification”, que nomeia o conjunto de técnicas inspiradas na lógica dos jogos de computador que é aplicado em outras situações. Pois, no Colégio Notre Dame Ipanema, um dos conteúdos programáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental foi gamificado.DSC_0772 Isso porque os estudantes foram desafiados a construir saberes sobre a Seleção Natural, utilizando, em sala de aula,  o game para dispositivo móvel Plague Inc., no qual os jogadores devem modificar geneticamente micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, a fim de que se espalhem pelo mundo, exterminando a raça humana.

Mesmo que, em um primeiro momento, o enunciado assuste, as estratégias que devem ser criadas pelos jogadores são baseadas em mutações genéticas, resistências humanas, sintomas, formas de transmissão e outras características estudadas pelos educandos. DSC_0798Por isso, eles foram orientados pela docente de Ciências, Danielle Almeida, a, após instalarem o aplicativo em seus dispositivos portáteis e terem compreendido o roteiro de estudos, desenvolver, em grupos, seus próprios saberes sobre a evolução, segundo a Seleção Natural postulada por Charles Darwin.

De posse de informações multidisciplinares sobre recursos geográficos e características sociais e históricas de cada região do planeta, unidas às sobre a Seleção Natural, os estudantes criaram suas estratégias e  se empolgaram com o game, ou melhor, com a aula, na qual puderam entender, por exemplo, que um vírus como o causador do ebola não se dissemina por todo o mundo, pois sua ação é muito rápida, o que faz com que os infectados, geralmente, não tenham tempo de sair do seu ambiente.

Sem título-1Segundo a educadora, o cinema já exibiu algumas situações possíveis e semelhantes às do enredo do jogo. “São filmes como ‘Eu sou a lenda’, no qual uma mutação no vírus que causa a raiva extingue a vida humana como conhecemos no planeta, e ‘Fim dos tempos’, em que uma toxina neurológica expelida pelos vegetais extermina seres humanos”, exemplifica a docente, afirmando que, por reconhecer algo já visto em obras da sétima arte e por poder “controlar” a evolução do roteiro, a garotada gostou muito da experiência.

Além disso, como o jogo trata de pandemias, a aula também serviu para abordar a proliferação do Vírus Zika e da gripe H1N1.

Ficou curioso? Faça download do Plague Inc. e boa aula! Ou melhor, diversão!

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