Na semana que antecedeu o Carnaval, quando os demais educandos do Colégio Notre Dame Ipanema iniciaram o ano letivo de 2018, os dias dedicados à adaptação escolar foram seguidos por comemorações alusivas ao festejo popular.
Como os primeiros dias letivos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I objetivam, principalmente, que as crianças ambientem-se e estabeleçam vínculos com seus educadores e colegas, os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram do Tour Notre Dame – em que conheceram os diversos espaços pedagógicos da instituição de ensino. Além disso, nos intervalos de todos os segmentos, os estudantes interagiram uns com os outros, enquanto eram fotografados com o logotipo comemorativo aos 85 anos do Colégio Notre Dame Ipanema.
Na recepção aos alunos novos, a diretora Irmã Elena Bini e a agente de Pastoral Escolar Irmã Luiza Rosseto convidaram pais, professores e estudantes a acolherem com carinho os novos colegas. “É com muita alegria que recebemos a todos nessa volta às aulas”, falou a diretora lembrando que a emoção do dia a fazia recordar a frase dita por Santa Júlia Billiart – Oh! Quanto é bom o bom Deus!
Para os educandos que estão iniciando sua jornada acadêmica, contudo, o primeiro contato com a vida escolar representa uma nova rotina, um novo ambiente e novas relações. Por isso, na Educação Infantil, eles, assim como seus familiares, percebem, pouco a pouco, que o cuidado e a dedicação são prioridades da instituição de ensino. Desse modo, no período de Adaptação Escolar, pais e filhos compreendem o sentido da antiga expressão “a escola é o segundo lar”.
A programação semanal, porém, foi encerrada com a realização de bailinhos de Carnaval, nos quais os estudantes do Ensino Médio, caracterizados com adereços e trajes carnavalescos, também “caíram na folia”. Se, durante os intervalos eles festejavam, em sala de aula, seguiam o cronograma de estudos – o que, segundo a coordenadora Educacional, Kellen de Castro, comprova que os educandos sabem desfrutar da excelência pedagógica, mesmo com momentos de ludicidade.
Dicas para o período de Adaptação Escolar: