O dia 16 de maio foi um daqueles repletos de emoções, lembranças, e otimismo para os próximos anos. A unidade de Ipanema da Rede de Educação Notre Dame recebeu a visita de Irmã Araci Ludwig, presidente da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame.
Recebida com uma apresentação musical feita pelos estudantes do Ensino Fundamental I, a Irmã mostrou-se, o tempo todo, feliz, emocionada, e encantada com a performance dos estudantes. Para abrir a cerimônia, um quarteto de violino, formado por educandos do projeto Cordas Sonoras Notre Dame, apresentou três músicas, dentre elas, Beethoven.
“Lembro perfeitamente da época em que esse projeto musical foi implantado. Naquele tempo, eram poucos violinistas, hoje o grupo cresceu bastante. Isso mostra a importância da continuidade desse projeto”, comentou a Irmã.
Após a apresentação dos violinistas, foi a vez dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sob a batuta do professor Pedro Henrique, os estudantes apresentaram, usando voz, instrumentos de sopro e de percussão, três canções de ritmos genuinamente brasileiros. Além do samba e do xote, o ijexá, ritmo trazido pelos africanos na época da escravidão, também foi entoado pelos estudantes. Ao final das apresentações, o docente de música Rodrigo Simões mostrou também o trabalho vocal desenvolvido com os estudantes durante as aulas de música.
“Eu estou tão emocionada que minha voz está embargada. Está até difícil de falar. Parabéns a vocês. Vocês são lindos, maravilhosos, e as apresentações foram magníficas”, disse Ir. Araci, visivelmente emocionada.
Em visita às instalações do Ensino Médio, a religiosa entrou nas turmas e passou sua mensagem de entusiasmo e fé. “Aproveitem cada momento, este tempo não volta mais e, acreditem, vocês vão sentir saudades”, aconselhou os educandos incentivando-os a empenharem-se para alcançarem seus melhores resultados sempre, em tudo o que fizerem na vida. As salas 360º de Conhecimento, o Espaço Inteligente de Convivência e as reformas dos corredores e salas foram contempladas por Irmã Araci acompanhada pela equipe do segmento e pelos administradores Marcus Mussi e Irmã Cristina Backes.
Na Educação Infantil, a recepção não poderia ser mais calorosa. Com muita música e abraços, foi o momento mais fofo da visitação. As crianças cantaram acompanhadas pela docente de música, Andrea Lavinas Pereira, a canção “Julinha, a menina girassol” de autoria da diretora, Irmã Elena Bini.
Durante os dias de visitação da Provincial, além de reuniões com os gestores pedagógicos e administrativos, os funcionários participaram de palestras de formação promovida pela Irmã. Durante as atividades, Irmã Araci explicou sobre os preceitos da fundação da Congregação Notre Dame, em 1804, há 214 anos. Baseado em um tripé formado por educação, evangelização e vida religiosa, a Irmã comentou que a importância da pastoral para uma escola confessional católica é tão grande quanto a educação e discorreu sobre a história das Irmãs pela Alemanha e finalmente no Brasil. Relacionando fatos históricos mundiais aos fatos da história das Irmãs de Notre Dame, o encontro aguçou a curiosidade de funcionários e proporcionou acesso a informações que muitos desconheciam.
Veja as fotos: