Período do amadurecimento humano marcado por conflitos internos e externos, a adolescência – observada com tanta proximidade pela docente de Língua Portuguesa do Colégio Notre Dame Ipanema, Marina Mourah – motivou a realização de um projeto pedagógico voltado à reflexão e à produção textual.
Desenvolvido no 7º Ano do Ensino Fundamental, com amparo da coordenação pedagógica, o “Universo Particular da Adolescência” exemplifica, segundo a educadora, como a instituição de ensino está comprometida em construir pontes que agregam conhecimento e experiência.
Para isso, a iniciativa foi dividida em quatro etapas.
Na primeira delas, os estudantes assistiram ao filme “O menino que descobriu o vento” – uma narrativa muito distante da realidade que conhecem, mas que aborda o tema da superação e do impacto positivo sobre a própria vida e a daqueles ao seu redor.
Em seguida, cada educando foi desafiado a construir frases, a partir de temas pré-definidos, refletindo sua leitura particular de mundo.
Uma visita ao Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e à Cátedra Unesco de Leitura, então, possibilitou que os estudantes constatassem, a partir de uma atividade motivacional de leitura, quais são as várias janelas que o mundo lhes apresenta. Além disso, participaram de oficinas ministradas por membros da academia.
Por fim, eles narraram, em um e-book, a trajetória percorrida graças ao projeto.