Tecnologia, desde cedo, na ponta dos dedos
27 de abril de 2015 Notícias, Portal

A lousa multimídia interage com o toque da criança.
Além dos tablets, a lousa multimídia também interage com o toque da criança.

Uma nova e diferenciada aula de Informática acontece, semanalmente, nas turmas de Berçário II do Colégio Notre Dame Ipanema. Como os estudantes são, ainda muito pequenos, planejá-las é um desafio, como comenta a educadora de Informática Educacional da instituição de ensino, Bárbara Lacerda. “Precisa-se, a cada aula, priorizar formas diferenciadas para se proporcionar o contato com as tecnologias, entre elas o tablet  e a lousa interativa”, explica.

Por isso, a equipe de Informática Educacional do Colégio seleciona, cuidadosamente, aplicativos e planeja atividades capazes de contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Afinal, enquanto nativos digitais, os estudantes aprendem utilizando os recursos tecnológicos de forma muito natural, mas para isso precisam sentirem-se empolgados e concentrados com o uso dessas ferramentas.


Escolha, você também, aplicativos com os quais os bebês podem interagir e serem estimulados a aprender, com as seguintes dicas:

  • Não escolha aplicativos somente pelo personagem que ele apresenta, teste e familiarize-se com eles antes de disponibilizá-los às crianças;
  • Preste atenção à faixa etária indicada para uso dos aplicativos;
  • Prefira aplicativos que façam as crianças explorarem as cores, os sons, as formas geométricas e os animais, usando comandos sonoros e visuais para estimulá-los;
  • As letras e números devem ser de fácil compreensão;
  • Controle o tempo em que a criança interage com o aplicativo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças devem ficar, no máximo, duas horas por dia em frente às telas (sejam elas de televisão, tablets, smartphones ou computadores).

DSC_0009

  • Colégio Notre Dame Ipanema