Com o intuito de facilitar a compreensão acerca da medida de distâncias, as educadoras do Pré II do Colégio Notre Dame Ipanema desafiaram as crianças medir o espaço entre suas salas e a capela da instituição de ensino. Para isso, ao invés de utilizar uma régua, deveriam usar seus próprios corpos ou objetos, como seus tênis e estojos.
Antes disso, contudo, ainda em sala de aula, os educandos levantaram hipóteses para os questionamentos “Quantos de nós, deitados, precisamos para chegar na capela?” e “Quantos sapatos precisamos para chegar na sala ao lado?”. Dessa maneira, baseados nas suas experiências, eles puderam elaborar e manifestar opiniões.
Já no corredor, as crianças foram auxiliadas pelos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, pelos educandos que compõem uma das turmas do Maternal da Educação Infantil e, até, por estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, para que pudessem perceber, por meio da diferença de tamanho entre os seus corpos e seus tênis, que, dependendo da sua dimensão, precisariam de mais ou menos pessoas e calçados para cobrir a área pretendida.