Durante visita ao Espaço Maker do Colégio Notre Dame Ipanema, os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental puderam entender, na prática, como as formas geométricas podem ser utilizadas na montagem de objetos. Apropriando-se de conhecimentos matemáticos já construídos, eles deveriam confeccionar as esferas e os triângulos que, posteriormente, seriam usados para desenvolver uma manivela capaz de enrolar e desenrolar um barbante em seu próprio eixo.
Dessa maneira, como explica o facilitador, Ramieri Passos, o experimento possibilitou, ainda, que desenvolvessem a noção de montagem tridimensional, que será utilizada em práticas futuras. “Por enquanto, desenvolvemos a manivela mecânica, onde o movimento é feito pelos próprios estudantes. Em uma próxima etapa, vamos elaborar um mecanismo automatizado”, relata.
Inaugurado no segundo semestre de 2018, o ambiente pedagógico simboliza a aposta da instituição de ensino na adoção de metodologias que valorizam a experimentação como ferramenta de aprendizado e de desenvolvimento de competências, como a autonomia, a criatividade e a empatia.