“Um país se faz com homens e livros”: a sentença – que faz, cada vez mais, sentido, ao passo que evidencia a estreita relação entre a educação e a concretização de uma realidade melhor – é de autoria de um dos mais célebres escritores infantis e infanto-juvenis brasileiros: Monteiro Lobato.
Homenageado, em 2002, com a instituição do Dia Nacional do Livro Infantil na data do seu nascimento, 18 de abril, o autor teve seu imaginário narrativo revisitado pelas crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema.
Para comemorar esse dia tão especial e, ao mesmo tempo, estimular o hábito de ler, a Biblioteca Infantil que leva o seu nome, com apoio das educadoras do segmento, promoveu uma contação de histórias, na qual os educandos puderam conhecer mais sobre os personagens da mais icônica de suas obras: a coleção “Sítio do Picapau Amarelo”.
Além disso, abriram uma caixa repleta de livros do escritor, identificando algumas de suas obras, e confeccionaram uma boneca Emília – que, um a um, poderão levar para seu lar.