Desafiados a ser professores por um dia, os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema estiveram no Instituto Benjamin Constant (IBC) – um centro de referência na área de deficiência visual que, entre outros objetivos, visa ofertar educação Precoce, Pré-escolar, Fundamental e Técnica de Nível Médio.
Durante uma tarde, os visitantes construíram saberes enquanto propunham dinâmicas – criadas, planejadas e executadas por eles mesmos – a adolescentes com deficiência visual. Afinal, ao passo que exploravam a audição e do tato como formas de percepção do mundo, exercitavam a capacidade de colocar-se no lugar do outro e de valorizar as diferenças.
Dessa maneira, a iniciativa cumpre com o propósito de oportunizar que os educandos desenvolvam competências socioemocionais – como pressupõe o projeto pedagógico Emóvere, que norteia o fazer educacional do Colégio Notre Dame, ao longo de todo este ano letivo.
Além disso, a visita possibilitou que conhecessem a histórica edificação do Instituto – fundado, ainda em 1854, como Imperial Instituto dos Meninos Cegos.