A compreensão de que outros seres precisam de ajuda e de solidariedade, a vivência do compromisso missionário do batismo e a vontade de conhecer um estado com diferentes contextos geográficos, históricos e culturais são os motivos que movem os voluntários do projeto “Jovens Missionários Notre Dame”, que embarcaram, na sexta-feira (24), rumo à cidade de São Domingos do Maranhão, onde a Congregação de Nossa Senhora mantém obras sociais.
A celebração de envio, realizada na quarta-feira (22), na capela do Colégio Notre Dame Ipanema contou com a presença dos adolescentes voluntários, da diretora escolar, Ir. Loiva Urban, da vice-diretora, Gizelle Stanzione, da Representante da Mantenedora da Rede de Educação Notre Dame, Ir. Ulda Matjje, dos Agentes de Pastoral, Ir. Luiza Rossetto e Henrique Kaladan, da coordenadora educacional do Ensino Médio, Regina Fleiuss, e de estudantes da 3ªSérie. Ao longo da cerimônia, os jovens receberam a Cruz Missionária e partilharam momentos de oração e de preces acerca do compromisso solidário.
Em seu discurso, Ir. Loiva Urban afirmou que essa celebração também marcava o compromisso dos jovens participantes em aprender, ensinar, evangelizar e ser evangelizado e anunciar e testemunhar o projeto de Jesus Cristo, tanto nessa Missão, quanto ao longo de suas vidas. Por isso, ao longo dela, os estudantes foram convidados a acender velas no Círio Pascal, como símbolo da luz da humanidade e da fé. “A palavra de Deus é o que nos ilumina para vivermos o sentido de nossa benevolência e de nosso engajamento na comunidade da Igreja” concluiu a diretora.
O projeto, que, no segundo ano em que é realizado pela instituição de ensino, conta com a participação de nove estudantes, além dos agentes de Pastoral, coloca em prática alguns dos Princípios da Rede de Educação Notre Dame: Amor, Bondade e firmeza, Relações afetivas e solidárias e Interação escola, família e comunidade.
Missionária da primeira edição, a estudante Ana Luiza Penna, que atualmente cursa a 3ª Série do Ensino Médio no Colégio, compartilhou um pouco da sua experiência com os novos participantes do projeto. “As pessoas que vocês vão conhecer no Maranhão possuem poucos incentivos porque é difícil ter quem os provenha. Por isso, não se sentem merecedoras do básico”, contextualizou a situação em que os voluntários vão ser inseridos. “Levar, através do amor, do carinho, da arte, da cultura e da palavra de Jesus Cristo, a esperança de um futuro melhor é a verdadeira missão de vocês”, esclareceu, incentivando os jovens missionários.
Ao longo de uma semana, os voluntários participarão de palestras, oficinas, encontros, celebrações religiosas, momentos de lazer e encenarão a peça teatral “O Pequeno Príncipe”, adaptada da obra de Saint-Exupéry, como parte da programação do “Jovens Missionários Notre Dame”.
Gustavo Sued, estudante que participa, pela primeira vez, do projeto mostra-se animado e curioso. “A ideia de testemunhar uma realidade diferente da nossa, de extrema pobreza, é boa para percebemos o quanto temos a oferecer para essas pessoas”, afirma.