Interação e tecnologia são aliadas de avaliação diversificada
23 de julho de 2015 Notícias, Portal

Fazer uma avaliação usando o smartphone ou o tablet e, ainda, consultando a internet: pode parecer o sonho de muitos estudantes, mas foi a realidade dos da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema, durante avaliação diversificada de Geografia.

Nela, os educandos deveriam pesquisar sobre “Questões do Oriente Médio” para que respondessem, com texto dissertativos, às duas perguntas da avaliação. Leituras sobre a ameaça norte-americana, ou como o Eixo do Mal, e, ainda, a possível reaproximação dos Estados Unidos com o Irã, entre outros, dariam aos estudantes os subsídios necessários para redigir seus textos.

Além do acesso a internet, os estudantes também assistiram ao filme Argo, dirigido por Ben Affleck, e consultaram o Jornal Mundo, voltado para geopolítica e assinado pela instituição de ensino, como forma de auxílio para que compreendessem os aspectos questionados.

IMG_20150716_081552Conciliando liberdade com responsabilidade, os educandos comprovaram que é possível atualizar, também, o modelo de avaliação, além dos processos de ensino e de aprendizagem.

O empenho dos jovens em pesquisar para obter uma resposta melhor também proporcionou a eles momentos de mais aprendizagem, mesmo que durante a própria avaliação. É o que afirma a estudante Karina Boyce. “Achei muito interessante poder usar meu celular para pesquisar mais a respeito dos temas abordados na prova, pois isso auxiliou-me a usa o aparelho de forma produtiva”, comenta.

  • Colégio Notre Dame Ipanema