A Rede de Educação Notre Dame valoriza e compreende a importância formativa de um intercâmbio na vida acadêmica dos seus estudantes. Por isso, em seu mapa estratégico, o incentivo às experiências, em âmbito cultural e esportivo, consta como um dos diferenciais do seu Ensino Médio.
E isso é o que, ao longo do mês de julho, alguns estudantes que estão prestes a concluir o ensino básico vão vivenciar. Isso porque eles estão participando de dois programas de intercâmbio apoiados pela instituição de ensino: o Intercâmbio de Férias da Columbia International College e o Programa Pré-Universitário do Instituto de Tecnologia de Nova York (NYIT).
Os primeiros passos em solo estrangeiro já foram dados pelos jovens que desembarcaram no Canadá, na sexta-feira (03), e nos Estados Unidos no domingo (05).
Uma parceria entre o Colégio Notre Dame Ipanema e o NYIT possibilitou que os estudantes do Ensino Médio aderissem a um dos cursos pré-universitários oferecidos pelo Instituto de Tecnologia: “Cinema”, “Design e Animação 3D”, “Arquitetura”, “Tecnologia e Engenharia” e o “Estudo Intensivo da Língua Inglesa”.
No coração de Manhattan, ao lado do Central Park, o estudante Cézar Adnet, da 3ª Série, está inserindo uma das mais bem conceituadas instituições educacionais norte-americanas em seu currículo acadêmico, estudando a sétima arte na cidade que já foi cenário de filmes como “Bonequina de Luxo” e “O Espetacular Homem Aranha”.
Já é possível acompanhar pelas mídias sociais, o dia a dia do estudante carioca que, com estudantes norte-americanos e europeus, assiste ao curso pré-universitário, com duração de duas semanas.
Enquanto isso, no Canadá, o estudante carioca Matheus Bumachar estuda inglês, participa de oficinas práticas de ciências, informática, artes e esportes e conhece várias atrações turísticas. No intercâmbio, oferecido por uma escola especializada em receber estudantes estrangeiros, também estão incluídas viagens a nove cidades. Hamilton, Toronto, Niagara Falls, Niagara on the Lake, Quebec, Montreal, Ottawa, 1000 Islands e Ironsdale serão os destinos de Matheus, que também vai participar de atividades no Centro de Treinamento de Liderança da instituição, Bark Lake.
Em ambos os intercâmbios, os estudantes estão acompanhados, em tempo integral, por educadores e por uma equipe de monitores. Afinal, são programas que primam pela segurança e que, certamente, serão oportunidades de desenvolvimento da maturidade, crescimento pessoal e acadêmico.