No dicionário, a palavra democracia tem como uma de suas definições a participação do povo no governo. Na prática, a participação popular se dá através da escolha de representantes, nas eleições, e em decisões que dependem da opinião pública, como nos plebiscitos. Essa participação, além de ser um dever democrático, é um ato de cidadania, cujo exercício é parte da Missão da Rede de Educação Notre Dame e que se faz presente nas eleições anuais para representantes de classe e para escolha do nome da turma, que se sucedem ao longo do primeiro trimestre.
Em certas ocasiões, durante esses três meses letivos, as turmas da Educação Infantil estiveram envolvidas no pleito. Após confeccionarem as próprias identidades e as assinarem, um sorteio definiu quem seriam os mesários e os presidentes de sessão. Um a um, então, os estudantes definiram, secretamente, nas cabines de votação, seus votos. Após a contagem das cédulas, o nome da turma estava, enfim, definido.
A partir do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os estudantes passam a vivenciar o fato de ter alguém que fale por toda a turma. A escolha pelo Representante ocorre através de eleição, por voto secreto, na qual escolhe-se um titular e um suplente.
Durante a solenidade que reuniu os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental para empossar os eleitos, após apresentação de flauta, os representantes foram condecorados com o certificado que lhes confere a tarefa de interceder pelos interesses da sua turma e proferiram o juramente da função. A coordenadora educacional das séries finais do Ensino Fundamental, Ana Paula de Menezes, explicou a importância da escolha. “Seus representantes são mais que colegas de classe, eles são o contato direto entre vocês, estudantes, a coordenação e o Colégio”, explicou.
Periodicamente, os estudantes se reúnem com os coordenadores pedagógicos, a fim de debater aspectos que serão tratados durante o conselho de classe, como o desempenho da turma ao longo do trimestre, pontos positivos e negativos do aprendizado e as individualidades pedagógicas.