Com o intuito de promover a formação continuada da equipe, o Colégio Notre Dame Ipanema convidou a especialista em Educação Infantil e fundadora do Instituto Ler, Rona Hanning, para quatro encontros de aprimoramento com a equipe docente do segmento.
A inciativa tem a proposta de revisitar a prática pedagógica dos colaboradores, trazendo conhecimento para que possam repensar os projetos em uma perspectiva mais contemporânea, que dialogue com as necessidades pedagógicas atuais, o interesse das crianças e a inovação dos profissionais.
O último deles – prestigiado, também, por docentes do Ensino Fundamental I – abordou a importância do desdobramento do tema dos projetos pedagógicos em questões que engajem os educandos. Por isso, enfatizou Rona, tudo deve ser planejado em função da capacidade cognitiva das faixas etárias envolvidas. Na Educação Infantil, por exemplo, um recurso muito útil é a comparação, já que as crianças ainda não são capazes de trabalhar com múltiplas opções, conforme mencionou a convidada, ressaltando, ainda, que se deve atuar a partir do desejo do educando pelo conhecimento, aguçando sua curiosidade.
Ao término da capacitação, Hanning demonstrou sua alegria por contribuir para o aprimoramento dos educadores, provocando-os a deixar a zona de conforto e a encontrar novas perspectivas. “Vocês estão tendo uma oportunidade de ouro! Raras vezes, ao longo da minha carreira, vi uma coordenação tão disponível e disposta a colaborar com o crescimento da equipe de docentes”, comentou.