Em ano de eleições presidenciais, o tema “política” pipoca em todos os lugares. Inclusive na escola, apesar de parecer um assunto distante do universo infantil.
No Colégio Notre Dame Ipanema, por exemplo, os educandos vivenciaram uma eleição, com o intuito de compreender noções de cidadania e democracia.
A dinâmica integra uma atividade realizada, anualmente, pela instituição de ensino, com o objetivo de nomear as turmas, facilitando sua identificação no coletivo.
A votação, contudo, ocorre de formas peculiaridades.
Durante o processo eleitoral – que começou no início do ano e só foi finalizado em março -, as crianças matriculadas no Pré II da Educação Infantil puderam, além de exercitar a escrita, reconhecer-se como indivíduos e como grupo.
Para tanto, a primeira etapa foi dedicada à identificação dos educandos. Por isso, as docentes responsáveis pelas turmas distribuíram deveres, que seriam realizados com auxílio dos responsáveis, como, por exemplo, descobrir o significado do nome e descrever o porquê da sua escolha.
A continuação centrou-se na confecção de um documento de identidade e possibilitou que, partindo da unidade, se chegasse ao conceito de coletivo. Afinal, foi nessa etapa que as crianças sugeriram nomes e, por meio de votação, escolheram aquele que identificaria a turma. Dessa maneira, como explica a educadora Márcia Prado, praticaram a autonomia e a democracia.