“Façamos sempre o melhor de nossa parte, com grande simplicidade de coração e espírito”. Os ensinamentos de Santa Júlia Billiart, mãe espiritual da Congregação de Nossa Senhora, são inspiradores e norteiam o trabalho da Rede de Educação Notre Dame. Esses conselhos deixados pela Santa foram base para um encontro de formação dos funcionários, realizado na quinta-feira (07), no Colégio Notre Dame Ipanema. A atividade contou com a participação da Superiora Provincial da Congregação de Nossa Senhora, Ir. Araci Ludwig, que conversou com os participantes sobre a excelência no atendimento prestado à comunidade.
Em sua fala, a religiosa reforçou a ideia de que o carisma é um dom recebido de Deus e deve ser a força motriz presente na Instituição, para que, tanto a qualidade de ensino quanto os demais serviços, seja a marca de excelência.
Ir. Araci destacou que é necessário que cada setor se una como uma família, e que faça uso de seus carismas pelo bem maior do Colégio. Apesar das diferenças, sejam elas sociais, religiosas ou culturais, “todos precisam compreender que os problemas que venham a aparecer devem sempre ser resolvidos de forma pacífica, como nos ensinou o Senhor Deus. Afinal, o objetivo final é o mesmo: educar sem fronteiras”, explicou.
Presente no encontro, o Administrador do Colégio Notre Dame Ipanema, Claudio Alexandre dos Santos ressaltou que cada um deve pensar como está desempenhando as relações interpessoais diárias e a dedicação à instituição. “Fazer pensar no dia a dia é gratificante. Eu costumo ter esses momentos comigo mesmo durante o trânsito. É um bom exercício para as pessoas que moram longe, pois é um momento oportuno para reflexão dos nossos atos”, destacou.
Para que as pessoas tenham melhores atitudes com o próximo, é preciso estar bem no próprio interior. Através desse conceito, a Irmã Cristina Beckes, auxiliar administrativa do Colégio, usou uma metáfora baseada na agricultura: “Devemos ter nosso sistema de drenagem, assim como os solos de plantio. Precisamos absorver apenas o que nós fará bem e nos trará crescimento”, concluiu.