Aulas multidisciplinares estimulam a criatividade e multiplicam o conhecimento
14 de maio de 2015 Notícias

Unir a música ao português? Matemática à ciência? Por meio das aulas multidisciplinares, os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema demonstraram que é possível, sim, integrar as matérias e multiplicar o conhecimento.

A partir da música “Maria Maria”, composta e interpretada por Milton Nascimento, os estudantes foram desafiados a aprender a letra e a tocar a introdução da canção utilizando a flauta doce.

Com essa parte da tarefa concluída, os educandos pesquisaram sobre a vida do cantor e interpretaram a letra da música escolhida, comparando as “Marias” com mulheres que eles conhecem e explicando quais eram as características semelhantes à personagem apresentada na música,  por Milton Nascimento.

DSC_0370Para a aula de Ciências e Matemática, as educadoras desenvolveram, em conjunto, um jogo de tabuleiro que pudesse integrar os conceitos das operações matemáticas e as características dos elementos da natureza.
Segundo a educadora Renata Caldas, o jogo é um eficiente recurso de aprendizagem, pois desenvolve a inteligência, a criatividade, estimula a sociabilidade e a partilha do saber. “O que nós, educadores, fazemos é usar métodos diversos para complementar as aulas teóricas e demonstrar que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo”, explicou ela.

  • Colégio Notre Dame Ipanema