Facilitadoras do aprendizado, pois possibilitam que o educando articule a teoria e a prática, através da observação e da análise do espaço que o cerca, as aulas de campo são recursos didáticos adotados pelo Colégio Notre Dame Ipanema, com o intuito de favorecer que as crianças e os adolescentes construam o conhecimento. “É uma forma de contextualizar o conteúdo e significar a aprendizagem”, comenta a coordenadora educacional, Kátia Macedo.
Os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, visitaram o Museu Casa da Moeda do Brasil, localizado no Centro do Rio de Janeiro.
No prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conheceram o acervo de moedas e visitaram a exposição “Quando nem tudo era gelo” – que reúne fósseis coletados em expedição à Antártica, além de pesquisas realizadas, naquela ocasião, por profissionais do Museu Nacional.
Por isso, além de abordar o sistema monetário, a experiência possibilitou às crianças a compreensão sobre a vida há cerca de 65 milhões de anos – o que enalteceu o caráter transdisciplinar da aula de campo.