Mãos sujas de terra, olhos nas lupas e anotações na prancheta: foi assim que os estudantes de 3° Ano do Ensino Fundamental se transformaram em geólogos por uma dia. Em atividade prática, os educandos puderam colocar a mão na massa para analisar fragmentos presentes em rochas e adubos. Em contato com as amostras dos diferentes tipos de solo, eles puderam complementar o estudo, de forma concreta, já que a teoria tinha sido estudada em sala de aula.
Com olhares atentos e curiosos, as crianças compreenderam as variações, semelhanças e diferenças entre os tipos de fragmentos analisados, além de poderem explorar as possibilidades presentes nos materiais de análise.
Com toda essa curiosidade, os pequenos geólogos também observaram a estrutura de um terrário, recipiente produzido para estudos específicos sobre as alterações em ecossistemas, que simula um ambiente com condições de vida.
Segundo a educadora responsável pela atividade, Roberta Araújo, o contato prático com o conteúdo amplia o conhecimento dos estudantes. “Não basta sujarem a mão com terra ou sentiram-se verdadeiros cientistas, analisando as amostras em mãos e descrevendo a qualidade, fertilidade e permeabilidade da amostra, o conteúdo se torna concreto e mais facilmente assimilado”, conclui a professora.