EDITAL DE INSCRIÇÃO – XVIII Festival de Teatro Notre Dame

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E REGULAMENTO

O Colégio Notre Dame Ipanema convida as instituições de ensino que desenvolvem trabalhos de artes cênicas com seus estudantes para participarem, com o seu grupo de teatro, da 18ª edição do seu festival teatral, a ser realizado de 29 a 30 de outubro de 2022, no Teatro do Colégio Notre Dame Ipanema, acesso pela Rua Barão da Torre, 308.

O Festival já trouxe ao Colégio Notre Dame grandes nomes do teatro brasileiro: Em 2004 – Louise Cardoso, 2005 – Fernanda Montenegro, 2006 – Zezé Motta, 2007 – Marília Pêra, 2008 – Arlete Salles, 2009 – Tony Ramos, 2010 – Eliene Giardini, 2011 – Zezé Polessa, 2012 – Dira Paes, 2013 – Ingrid Guimarães, 2014 – Nicette Bruno, 2015 – Matheus Nachtergaele, 2016 – Marieta Severo e,  2017, Matheus Solano, 2018 – Lilia Cabral e em 2019, Ana Beatriz Nogueira

REGULAMENTO GERAL

O Festival destina-se a grupos formados por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e a escolas de teatro.

Os textos das peças teatrais podem ser de autores nacionais ou estrangeiros – inéditos ou de espetáculos já montados e devem ter, no máximo, 75 minutos de duração para espetáculos adultos e 60 minutos infantis. Cada escola pode participar com até 2 montagens (uma infantil e uma adulta). Os espetáculos serão distribuídos nos dias  29 e 30 de outubro sendo que, ao final do último dia, acontecerá a premiação e a homenagem ao ator ou à atriz convidado(a).

1. LOCAL DAS APRESENTAÇÕES

O Auditório do Colégio Notre Dame, em Ipanema, oferece as condições básicas para as apresentações. É capacitado para receber 650 pessoas, dispõe de camarins para atores e aparelhagem de iluminação e som.

2. COORDENAÇÃO GERAL

Mais informações, devem ser obtidas com professor Henrique Kaladan, coordenador do evento – às terças, quartas e sextas-feiras (tarde), pelo telefone (21) 2227-9200 – Ramal: 2033, ou pelo e-mail kaladan@notredame.org.br.

3. INSCRIÇÕES

As INSCRIÇÕES poderão ser feitas somente pelo formulário abaixo até o dia 30 de setembro de 2022 (sexta-feira). Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta Reais) para cobrir despesas de produção. A escola que decidir inscrever mais de um espetáculo, deverá pagar uma taxa extra de R$90,00 (noventa Reais) pelo segundo espetáculo.

O pagamento das inscrições deverá ser feito na seguinte conta:

C.N.S. Mant. Col. Notre Dame – Ipanema – CNPJ 92.017.516.0007/52
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.   Agência: 1326  –  C/C  335-2  –  OP: 003

OBS.: Confirmar o pagamento da inscrição com o comprovante bancário e nome do espetáculo e escola pelo e-mail: contas.ipa@notredame.org.br

4. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O XVIII FESTIVAL DE TEATRO NOTRE DAME

CARTAZES:
A Logomarca oficial deve constar em todo material de divulgação e camisetas.

Cada produção deverá enviar a arte do seu espetáculo nas seguintes medidas e formatos:

  • Dimensões: 1m de largura por 1,5m de altura – sem sangria.
  • Cores: RGB
  • Formato: JPEG
  • Resolução: Mínimo de 100dpi máximo 300dpi.
  • e-mail: comunicacao@notredame.org.br
  • A arte deverá ser enviada até dia 07/10/2022

ATENÇÃO: Os espetáculos que não enviarem sua arte nas configurações acima até a 17h do dia 07/10/2022 terão seu banner impresso somente com o nome do espetáculo, dia e horário.

*O banner será impresso pela produção do Festival

Informações importantes sobre a criação da Arte de Divulgação do espetáculo:

  • NÃO devem constar: data, local e horário, pois estas informações constarão no rodapé padrão criado pela produção do Festival.
  • Priorize o nome do espetáculo com letras grandes, destacadas e legíveis à distância.
  • Priorize contrastes, por exemplo: letras amarelas sobre fundo branco ou rosa, sobre fundo vermelho não são legíveis à distância.
  • A impressão e colocação será feita pela produção do Festival e seu custo está previsto na taxa de inscrição.

CAMISETAS:

A logomarca para a camiseta deverá ser solicitada pelo
e-mail comunicacao@notredame.org.br . As cores das camisetas de cada Escola serão definidas pela própria escola no ato de inscrição de acordo com edital.

Se houver coincidência de cores, a escola que escolheu primeiro terá prioridade.

5. DOCUMENTAÇÃO

Cada escola deverá entregar nos dias de seus ensaios a Declaração de escolaridade e frequência dos componentes do grupo (alunos que fazem parte do elenco da peça 90% – alunos atuais e 10% ex-alunos), e a declaração dos ex-alunos emitida pela instituição de ensino;

Autorização dos pais ou responsáveis para participação no FESTIVAL, no caso de aluno menor de idade.

6. DIREITOS AUTORAIS

Referente ao Direito Autoral, os grupos participantes se responsabilizarão pelo conteúdo dos espetáculos face à atuação dos órgãos da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT.

7. DIREITOS DE IMAGEM

Referente a autorização de uso de imagem, e, conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, segue o documento para ser assinado pelos responsáveis dos participantes dos espetáculos. O documento precisa ser preenchido, assinado e entregue para o Coordenador Henrique Kaladan no dia do ensaio do respectivo colégio.

Clique aqui e baixe o documento

8. ENSAIOS

Cada escola terá seu dia de ensaio (13, 14, 17, 18, 19, 20, 24, e 25 de outubro). Os agendamentos das datas de ensaios de cada colégio será feito por telefone com o professor Henrique Kaladan.

A organização do Festival disponibiliza quatro horas para o ensaio de cada espetáculo,  das 14h às 18h e quem optar pelo horário da manhã, das 9h às 13h.

9. TÉCNICA – LUZ E SOM

Cada escola deverá trazer seu iluminador e seu operador de som.

O festival oferece um iluminador profissional que poderá atender o seu espetáculo, caso seja preciso.

10. CENÁRIO

O cenário só pode chegar ao colégio no dia da apresentação, e tem que ser desmontado e levado logo após a apresentação.

Cada equipe terá um espaço de acolhimento do elenco onde poderão guardar seus figurinos e adereços.

11. DA PARTICIPAÇÃO DOS ATORES E ESTUDANTES NA PLATEIA

Os jurados e a organização do evento estarão atentos à presença dos atores/alunos nas plateias dos demais espetáculos, podendo, este quesito ser fator de decisão em possíveis empates. É imprescindível falar aos estudantes sobre a importância de assistir aos demais espetáculos para saberem com quem estão concorrendo e, assim, terem parâmetros dos espetáculo concorrentes. A observância dos jurados e da organização do evento também dará conta do zelo pelo espaço, pela convivência e pelo respeito.

12. RESPONSABILIDADE

Em caso de danos aos espaços provocados pelo grupo e/ou pelo artista responsável, este(s) deverá(ao) indenizar a comissão organizadora do FTND pelos respectivos gastos com o conserto ou reparos necessários, bem como por outras eventuais indenizações e/ou multas.

Os grupos/artistas que quiserem utilizar artigos pirotécnicos, fogo ou água deverão pedir autorização prévia à comissão organizadora do FTND.

Aqueles que quiserem filmar ou fotografar os espetáculos deverão pedir autorização prévia à comissão organizadora do FTND, com no mínimo 24 (vinte e quatro) horas de antecedência à sua apresentação. Será expressamente proibido o uso de flashes, bem como transitar pelos espaços durante as apresentações.

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO:

  • Colégio Notre Dame Ipanema