Vídeo do Colégio Notre Dame Ipanema recebe prêmio internacional
7 de julho de 2021 Notícias, Portal

O vídeo institucional “ex-móvere”, do Colégio Notre Dame Ipanema, foi premiado pela NSPRA – National School Public Relations Association (Associação Norte-americana de Relações Públicas de Escolas) durante a 42ª edição anual do  Prêmio de Excelência em Publicações e Mídias Digitais de Escolas.

O filme, com 1min de duração, concorreu com cerca de 900 trabalhos de escolas inscritos pelos relações-públicas no prêmio anual norte-americano e foi avaliado por profissionais da área de cada uma das categorias.  O vídeo figurou entre os campeões na categoria “vídeo em produção local” alcançando o prêmio MERIT, equivalente ao segundo colocado e teve roteiro, redação, direção e locução feitos pelo relações-públicas José Alessandro, assessor de comunicação do Colégio.

Inicialmente criado em uma versão extensa para apresentar internamente o lançamento do projeto Emóvere – sobre as habilidades socioemocionais trabalhadas no colégio, o vídeo institucional “ex-móvere” foi reeditado com cenas 100% autorais. A produção local teve edição e finalização de Cezar Adnet, ex-aluno do Notre Dame. O vídeo, ainda hoje, faz sucesso entre toda comunidade educacional e foi exibido até em salas de cinemas e estações de metrô no Rio de Janeiro.

A NSPRA, associação que confere o prêmio, reúne, desde 1935, os profissionais de relações públicas que trabalham em escolas nos Estados Unidos. Desde 2009, José Alessandro participa de encontros, seminários e eventos da NSPRA. Em 2019, esteve pessoalmente em Washington para receber outros dois prêmios e participar do Seminário Anual – cinco dias com workshops, palestras e encontros voltados para a área de comunicação e marketing de escolas. Atualmente, o assessor de comunicação do colégio faz parte do grupo de relações-públicas associados e mantem contato com projetos, iniciativas e atividades de ponta desenvolvidas pelos colegas que vivem o mesmo dia a dia.

Curiosidades sobre o vídeo:

  • A primeira cena, com o Delorean – icônico carro eternizado no filme De Volta pra o Futuro – foi a primeira cena idealizada e que deu o ponta pé inicial no texto e no roteiro.
  • O editor e cinegrafista do vídeo, Cezar Adnet, quando era estudante Notre Dame, participou de um projeto piloto de intercâmbio do Notre Dame e fez um workshop de cinema em Nova York – na NYIT (New York Institute of Technology). Foi o que o fez ter a certeza de querer seguir nesta profissão.
  • Além das dependências do Colégio Notre Dame Ipanema, as cenas também foram capturadas na Praça Nossa Senhora da Paz e na Praia de Ipanema, tudo em dois dias de gravações.
  • O vídeo foi exibido nas salas de cinema e de teatro no Rio de Janeiro e também em telas de LED nas estações do metrô, além do YouTube e redes sociais – fazendo, desta forma, parte de uma ação integrada de marketing institucional local.
  • Para ajudar na avaliação, além da versão original, foi enviada uma versão com narração em inglês, feita especialmente para o prêmio, desta forma não há legendas que poderiam prejudicar a contemplação das imagens e da edição.