Vem aí: Espaço Maker Notre Dame
25 de julho de 2018 Notícias, Portal
destaque site

DSC_0134Em uma rápida busca pela expressão “faça você mesmo”, uma infinidade de tutoriais serão listados no Youtube. Eles ensinam de tudo: desde como construir uma casa até como elaborar uma mini-catapulta.

É tamanha a quantidade de pessoas que está utilizando as próprias mãos para confeccionar coisas, compartilhando isso na rede, que criou-se uma nova onda – chamada “maker“, termo em língua inglesa que designa “a pessoa que faz”.

DSC_0048Ela propagou-se, inclusive, no meio educacional, pois aprender a criar e desenvolver a autonomia são objetivos que, há tempos, estão atrelados ao fazer pedagógico. No Colégio Notre Dame Ipanema, por exemplo, será inaugurado um Espaço Maker.

Localizado no 5º andar da instituição de ensino, o ambiente, de acordo com o orientador das práticas que lá serão realizadas, Ramieri Passos, é muito mais que um simples laboratório educacional. É um local que apresenta tendências para as mais variadas habilidades e competências.

Para que os docentes percebam como as atividades desenvolvidas no Espaço Maker podem perpassar as disciplinas, compreendendo esse novo paradigma, Maria Laura Cassiano, gestora de projetos da  empresa responsável pela implementação do ambiente – a Nave à Vela -, ministrou um Workshop para educadores.

DSC_0114Com a experiência de quem orientou a criação de 25 laboratórios ao estilo makers space, na manhã de sábado (14), a convidada desafiou os docentes do Ensino Fundamental II a criar um robô que desenhasse. A missão, proposta a grupos, foi resolvida por todos, em tempos e de formas diferentes. “Foi incrível perceber como um conhecimento complementou o outro!”, comenta a educadora, Luciana Faustino.

“Queremos mostrar que a função das atividades realizadas no Espaço Maker é a de tangibilizar o conhecimento”, explica Maria Laura, justificando que os estudantes querem editar o mundo no qual vivem. “Ao invés de esperar por soluções, eles querem criá-las”, complementa outro gestor de projeto da Nave à Vela, Cláudio Buarque, esclarecendo que usar o Espaço vai muito além de, simplesmente, pôr a mão na massa. “É desenvolver, nos educandos e nos educadores, a cultura sócio-emocional do movimento maker, que trabalha a colaboração, a empatia e a resolução criativa de problemas”, exemplificou.

DSC_0084O workshop aconteceu no próprio ambiente, que está em processo de finalização. A ampla sala, de 136m², será equipada com impressora 3D, máquina de corte a laser, projetor multimídia, mesas com tomadas, armários e suportes especialmente preparados para receber as ferramentas e os utensílios, além dos kits para trabalho e das apostilas desenvolvidas pela Nave à Vela.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>