Uma escola em pastoral
27 de dezembro de 2018 Notícias, Pastoral
1Eucaristia

A Rede Notre Dame nasceu do sonho de Santa Júlia Billiart, que concebia a educação como uma tarefa sublime, inspiradora e evangelizadora. O Notre Dame Ipanema foca seu compromisso em ser mais que apenas uma Instituição de Ensino,  oferecendo uma educação entendida à luz da espiritualidade. Para tanto, o trabalho da Pastoral se faz imprescindível.

No colégio de Ipanema, a Pastoral atua da Educação Infantil ao Ensino Médio. A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, estão sob a responsabilidade da Ir. Lourdes Dalbosco, que ressalta a transmissão de valores como amizade, família, respeito, convivência e, principalmente, a fé, como centro do trabalho.

DSC_0037As celebrações são os diferenciais da atuação com esses segmentos e Ir. Lourdes prioriza datas marcantes como o lançamento da Campanha da Fraternidade, a Páscoa, o mês de maio dedicado ao coração de Nossa Senhora, o mês da Bíblia (setembro) e o Natal para realizá-las com os pequenos, que não só se engajam como sensibilizam as próprias famílias.

“Agora para o Natal fizemos uma campanha de doação de brinquedos onde arrecadamos cerca de 800 peças, que serão doadas à Escola Municipal José Linhares e à instituição de assistência social Obra do Berço, isso só com a Educação Infantil”, conta ela.

Ir. Lourdes também assessora as professoras no Ensino Religioso, realizando capacitações com as docentes baseadas nas lições do livro “De mãos dadas”.

DSC_0067-44 Parte principal do rito de iniciação cristã, a catequese, com duração de dois anos, é um dos trabalhos desenvolvidos pela Ir. Luiza Rossetto, tanto na escola quanto na comunidade do Cantagalo, uma extensão da Paróquia Nossa Senhora da Paz com a qual a religiosa trabalha. Ela desenvolve ainda, três vezes por semana, Círculos Bíblicos com grupos de pais de alunos, além de toda a preparação dos coroinhas, crianças voluntárias que se dispõem a auxiliar o padre nas missas. Ir. Luiza também recebe o grupo de jovens da Paróquia para adoração do Santíssimo, na capela do Colégio.

“São trabalhos muito importantes pelo caráter de evangelização, missão que recebemos da congregação”, explica ela.

Já no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a Pastoral, coordenada pelo agente Henrique Kalandan há 20 anos, é tão atuante e respeitada que muitos estudantes a vêm como um dos diferenciais do colégio. Tamanhos admiração e respeito não são à toa. Só em 2018, foram realizados 23 dias de formação, 3 retiros, a Gincana Pastoral, celebrações, o IV Encontro Pastoral Fórmula 1 e a 1º edição do EPA, Espiritualidade pela Arte.

“Nosso trabalho é desenvolver condições para que o núcleo estudantil, os docentes e funcionários possam passar por um processo de reflexão, espiritualidade e formação humana, zelando para que toda comunidade conheça e vivencie a filosofia e a obra Notre Dame”, explica Henrique Kaladan.

Os dias de formação são fundamentados na Palavra de Deus . Do 6° ano DSC_0045-33ao Ensino Médio, as mensagens são transmitidas através do Salmo 8, A parábola do Filho Pródigo, o Salmo 100, Salmo 27 e o Provérbio 24 E Eclesiástico 8. Já os temas variaram de acordo com cada série. Nos retiros do Ensino Médio, cada série teve um tema. Para 1º ano “Pelo diálogo nascem as relações afetivas e a relação com Deus”, o 2º ano “Cuidar bem da vida sem parar”, o 3º “Identidade do estudante ND – Ser do jeito de Maria”.

Ao logo de todos esses anos de trabalho Henrique pôde acompanhar a evolução espiritual e humana de muitos estudantes e o quanto a Pastoral influencia positivamente em suas vidas.

“Os estudantes criam DSC_0022laços fortes com a Pastoral. Acredito que um dos motivos é que o trabalho estimula a liderança positiva. Quando recebemos alunos novos vemos os antigos estimulando entusiasmadamente os recém-chegados a aderirem ao projeto. É um espaço onde eles são levados a sério, onde o que eles pensam e sentem importa, e o adolescente é carente disso. Na Pastoral em Fórmula 1, por exemplo, os estudantes do Ensino Médio assumem o protagonismo diante dos colegas do Ensino Fundamenta II”, conta Henrique.

Todas  as atividades da Pastoral para 2019 já estão preparadas e incluem mais uma viagem dos Jovens Missionários, dessa vez ao Acre.

Enfim, a Pastoral Rede Notre Dame, além de um forte trabalho de evangelização de crianças e jovens, possui projetos que acreditam neles como protagonistas na transformação do mundo para melhor, capazes der fazer a diferença de maneira positiva, de plantar a semente do bem, vendo-os como a esperança no novo, a liderança positiva que faz acreditar que o humano tem jeito e ainda vale a pena. A resposta para uma cultura de paz.

Depoimentos de alguns alunos que vivenciaram a experiência da Pastoral Notre Dame Ipanema.

“Pra mim a pastoral do Notre Dame  é a alma desse colégio. A gente aprende fora da sala de aula a lidar com o próximo, respeitar, liderar, organizar, se libertar e se descobrir. É essencial pra minha formação pessoal, porque além de servir de nutrição pro meu espiritual, me transformou numa pessoa mais humana, esclarecida e generosa, e com certeza será um diferencial na minha carreira. Com o retiro, por exemplo, podemos conhecer melhor as pessoas que convivemos todos os dias e permite desenvolver nossa  autoconsciência. É o momento em que nos desligamos do mundo pra entrar em contato com nós mesmo e com o transcendente. Depois que entrei no colégio e pude participar das atividades pastorais, cresci como pessoa e senti mais vontade ainda de deixar esse mundo um lugar um pouco melhor.”

Fernanda Neves Watkins –  I°série  B

“Participei da Pastoral Fórmula 1 no Ensino Fundamental e tive a oportunidade de participar esse ano já no Ensino Médio, como “Mecânico”. Em ambas experiências se aprende muito, tanto na primeira, onde é preciso saber ouvir e compreender, quanto na segunda,  onde foi preciso a liderança e responsabilidade pra falar. A Fórmula 1 trabalha com o desenvolvimento da espiritualidade, e nós ‘mecânicos’  temos a tarefa da criação de `oficinas` pra tentar passar pra os outros o que já passaram pra gente, contribuindo com nossas vivências , trabalhando a fé e os valores humanos através da criatividade e da reflexão , eles aprendem com a gente e nós com eles.”

Thiago Ciannella -1º ano B

 “Costumo pensar que,  se eu pudesse voltar no tempo e mudar algo, com certeza não mudaria onde estudei minha vida inteira: no Notre Dame Ipanema. Sou muito grato pelo ensino da escola que me possibilitou estudar engenharia na USP, mas, mais do que isso, me mostrou a importância da espiritualidade, da arte e também do trabalho em equipe.  A Gincana, os retiros, os dias de formação, e as viagens missionárias, todas iniciativas da pastoral do colégio trazem, além da integração com seus colegas, um maior contato com reflexões inter e intrapessoais por meio da fé.  Fora do ambiente de aula sempre tinham atividades ligadas à arte, e no meu caso, o teatro, que me ajudou a superar minha timidez e fez a minha experiência universitária muito mais rica.  E por causa disso tudo, uma frase de Bertolt Brecht me faz lembrar e agradecer à minha escola tudo que ela me ensinou: arte, ciências, amizade e fé.”

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver” Bertolt Brecht.

Gil Andrade – Atual aluno de Engenharia Elétrica na USP

“A pastoral do Notre Dame Ipanema vai ter sempre um lugar especial no meu coração. Atualmente, como ex – aluna, posso perceber com mais clareza o diferencial que o trabalho feito pelo professor Henrique Kaladan faz em nossas vidas, tanto como profissional quanto como pessoa, dentro de um coletivo. Participando dos retiros, Fórmulas 1 e  recantos, como mecânica e assistente, meu tato com o ser humano foi potencializado. Ter a oportunidade de  trabalhar com os jovens e ser parte da formação do adulto que eles serão é gratificante. E faço com amor e muito carinho, assim como a pastoral, o  professor Henrique fez por mim. A Madre provincial Irmã Araci, uma vez disse que o papel do educador é potencializar o que há de bom em cada estudante, eu tenho certeza que a pastoral desempenha este papel. E é o que me motiva a continuar presente. Como diz o ditado ” Ex – aluno, sim. Notre Dame sempre!”.”

Nathália Araújo – Cursando Relações Públicas na FACHA.

 “No meu ponto de vista a pastoral ajuda muitos alunos em aspectos como comunicação, expressar emoções, reforça as amizades e te faz conhecer novas pessoas e maneiras de enfrentar os problemas que aparecem em nossas vidas . A Fórmula 1 ( um dos projetos da pastoral ) foi uma das experiências mais marcantes da minha vida escolar, a emoção que é transmitida durante  as atividades feitas é incrível ! Você se sente conectado com Deus e com seu amigos, toda a equipe faz um trabalho exemplar ( os mecânicos , inspetores , cozinheiros …)! A Fórmula 1 é uma experiência que todos deveriam ter a chance de aproveitar porque realmente faz muito bem pro nosso eu interior.  O dia de formação de cada turma é incrível, todos se emocionam sempre! As atividades que o professor Henrique Kaladan  faz com os alunos são sensacionais, todos se sentem amados , sem a exclusão de ninguém .  A pastoral nos ajuda muito, não adianta você ser um ótimo aluno e ser um péssimo ser humano.”

Maria Gabriela Miotto Ferreira – 8ºB

 “Os dias de formação nos ajudam a conhecer melhor nossas colegas e, aprender e enfrentar as dificuldades no dia a dia. Saímos da nossa zona de conforto para conviver e interagir com pessoas que, por mais que nos encontremos todos os dias, não somos próximas. Através da espiritualidade,  aprendemos a aceitar as diferenças e falamos da palavra de Deus com muita fé. Para mim, os dias de formação é onde posso me encontrar, refletir sobre meus problemas e melhorar a minha relação com o próximo, assim aprendendo a desenvolver desde sempre um mundo melhor.”

Lívia   Flemming  –  1° B

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>