SEPEM promove reflexões sobre Projeto de Vida e Ensino Superior no Exterior
3 de julho de 2018 Notícias, Portal
destaque site 2

Há 12 anos, os próprios estudantes indicam as carreiras que querem que sejam apresentadas, durante a Semana das Profissões do Ensino Médio (SEPEM). Nesta edição do projeto, contudo, a abertura não abordou uma carreira específica, cedendo espaço para reflexões sobre o projeto de vida e a possibilidade de estudo universitário no exterior.

Correta (1 de 1)Para isso, a consultora de carreiras, Jaqueline Losa, mobilizou os estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio a perceber que é chegado o momento de escolher ser protagonista do seu futuro. Complementarmente, o consultor, Sérgio Paola, incentivou os adolescentes a pensar sobre a função que desejam exercer, citando-lhes as mais requisitadas e quais os diferenciais esperados dos profissionais, no mercado de trabalho.

Além disso, representantes dos Consulados do Canadá e da Austrália abordaram o tema da Graduação no Exterior, apontando as especificidades de seus países. A colaboradora da consultoria educacional Daqui pra Fora, Letícia Cunha, por sua vez, detalhou como se deve proceder para cursar o Ensino Superior nos Estados Unidos.

DSC_0079Nesse mesmo sentido, materiais sobre universidades localizadas nos três países foram disponibilizados aos estudantes. Afinal, como constatou Letícia, o interesse em estudar no exterior parece ter aumentado. O curso pré-universitário oferecido, anualmente, pelo Colégio Notre Dame Ipanema, em parceria com a NYIT – New York Institute of Technology – renomada universidade de Nova York – também foi comentado.

educação física (2)Após terem assistido às palestras, os adolescentes puderam sanar suas dúvidas a respeito de uma vasta gama de cursos, que vão de Moda à Astronomia, durante conversas com profissionais renomados.

Dessa maneira, como explica a psicopedagoga responsável pela SEPEM, Júlia Lázaro, os educandos têm acesso às informações necessárias para que consigam tomar suas decisões quanto ao futuro. “Antes da Sepem, os adolescentes votam nas profissões que os interessam e, com o auxílio desses dados, o cronograma de palestras é organizado. Neste ano, foram 40 profissionais envolvidos, para auxiliar os estudantes a tomar uma decisão mais consciente”, esclarece.

sepemprogramacao2018

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>