Respeitável público, com vocês, o palhaço!
8 de abril de 2019 Notícias
destaque site 2

DSC_0580-5Um expoente brasileiro da arte da palhaçaria, Piolin, considerado por muitos como o maior palhaço do país, nasceu em 27 de março de 1897. Por isso, a data foi escolhida como o Dia Nacional do Circo.

No Colégio Notre Dame Ipanema, a comemoração não passou despercebida, pois a educadora Maria Vitória Corrêa apropriou-se da figura desse emblemático personagem circense para abordar, com as crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, a temática dos sentimentos.

DSC_0577-2A motivação para tratar de tal assunto surgiu do processo para escolher o nome da turma. As crianças foram desafiadas a buscar inspiração nos sentimentos que as motivam, constatando que a alegria era o mais adequado para representar o grupo.  Por isso, se batizaram turma  Palhacinhos.

Porém, apesar de despertar no público a gargalhada, aqueles que utilizam a menor máscara existente – o nariz de palhaço – também sentem tristeza, como os educandos puderam observar, através de retratos de Piolin. Tal percepção motivou-os, então, a debater sobre esse sentimento.

Dessa maneira, a atividade fez referência ao projeto que norteia, neste ano letivo, o fazer pedagógico da instituição de ensino, visando ao desenvolvimento das competências socioemocionais, conforme previsto na nova Base Nacional Comum Curricular. A atividade contemplou um processo reflexivo, ainda que lúdico, voltado ao autoconhecimento e à empatia – fundamentais para qualificar as relações afetivas. ⠀

DSC_0655-80Por fim, as crianças caracterizaram-se como alegres palhacinhos, prontas para cumprirem a sublime missão de contagiar com alegria todos que cruzassem seus caminhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>