Releitura de conto de fadas inspira a descoberta de novas palavras e a exploração de fonemas mais complexos
2 de julho de 2019 Notícias
destaque site 2

DSC_0003-3“Chapeuzinho e o Lobo Mau”, obra em que o escritor Pedro Bandeira revisita o clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho”, vai inspirar a descoberta de novas palavras e a exploração de fonemas mais complexos pelas crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental.

DSC_0005-5Por isso, como atividade de apresentação da proposta pedagógica, a Biblioteca Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema transformou-se em uma frondosa floresta, onde os educandos dramatizaram passagens da narrativa tradicional.

Em seguida, eles foram apresentados  à releitura, escolhida como norteadora dos estudos pois representa, como explica a docente Maria Vitória Corrrêa, uma nova abordagem acerca do mesmo tema.

As crianças, então, foram estimuladas a descobrir, no texto, novas palavras, que, conforme relata a educadora, serão trabalhadas em sala de aula.

Além disso, identificaram, nos vocábulos, a presença dos dígrafos – letras que, juntas, representam um único fonema e serão procuradas pelo Colégio, a fim de que os educandos possam reconhecer sua utilização.

Dessa maneira, conclui Maria, pretende-se contribuir, de forma lúdica, para a consolidação do processo de alfabetização, fomentando o protagonismo dos educandos e preparando-os para a introdução da escrita cursiva.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>