Reinvenção e convergência foram os temas explorados na abertura da SEPEM
27 de outubro de 2020 Notícias, Portal
destaque site - 26.10

01 - 26.10A desconstrução do peso sobre a escolha profissional foi um dos aspectos do primeiro dia da versão online da Semana de Profissões do Ensino Médio, sob o tema interesses convergentes. A psicóloga e psicopedagoga Ana Paula Loureiro foi uma das convidadas da abertura do evento. Irmã Elena Bini, diretora do colégio, deu as boas-vindas ressaltando a importância dessa iniciativa. “É uma alegria participar desse momento tão rico de sabedoria e muito especial para o Notre Dame Ipanema, pois vivemos uma nova época em que profissões e carreiras estão sendo ressignificadas, assim como os sonhos, desafios e escolhas. Aproveitem ao máximo”, saudou.
02 - 26.10Em uma fala inspirada, Ana Paula desmistificou vários paradigmas que assombram a escolha profissional, mostrando que ter uma determinada formação não impede projetos e trabalhos em diferentes áreas. A psicóloga falou também sobre a diferença entre optar por algo e escolher algo, enfatizando que uma escolha envolve muito mais autoconhecimento e protagonismo.
O segundo convidado do dia foi Gustavo Lopes, historiador, 04 - 26.10administrador e empreendedor, CEO da plataforma Ensino +O2, que falou sobre as dores e delícias do empreendedorismo em uma colocação realista, abordando aspectos como cursar, ou não, uma faculdade, os riscos financeiros do empreendedorismo sem conhecimento. Ele também analisou alguns cases de sucesso como Uber, Netflix e Starbucks.
As coordenadoras do Ensino Médio, Cristiane Machado e Laura Freire e a psicopedagoga Erica Cindra também participaram da transmissão, mediada pelo relações-públicas José Alessandro. O evento segue, diariamente, das 14h20 às 16h, até o dia 29/10, quinta-feira, e abordará temas como a educação sem fronteiras, carreiras inusitadas, além de apresentar cursos mais pedidos pelos estudantes durante uma pesquisa prévia.

Veja, clicando aqui, a programação completa.

Assista a SEPEM-ONLINE de 26/10