Qual a cor da sua emoção?
27 de março de 2019 Notícias, Portal
destaque site 2

DSC_0420-45Amarelo de alegria, vermelho de raiva, acinzentado de medo, azul de calmaria, rosa de amor… desde tempos remotos, o ser humano associa emoções às cores. Por isso, elas contextualizaram, junto à Educação Infantil, a atividade inaugural do projeto Lendo Sem Parar, que  será desenvolvido em consonância com o Projeto Emóvere – que visa ao desenvolvimento das competências sociemocionais das crianças e dos adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Ipanema.

DSC_0383-8A apresentação às crianças ocorreu em um lindo cenário colorido, onde a docente de Música, Andrea Lavinas, e a pedagoga Marli Silva dramatizaram “O Monstro das Cores”.

A experiência de representar a obra escrita pela arte-terapeuta espanhola, Anna Llenas, segundo Marli, foi gratificante, principalmente, em função da reação das crianças frente aos sentimentos dos personagens. “No momento em que demonstrei medo, algumas vieram ao meu encontro, num gesto de empatia”, relata, afirmando que momentos assim tornam o trabalho muito gratificante.

Como a narrativa se desenrola em torno do encontro de uma menina e um monstro todo colorido, simbolizando que seus sentimentos estavam misturados, ela evidencia a necessidade de se reconhecer e organizar os sentimentos – tarefa a qual os educandos, então, se dedicaram, identificando quais permeavam a história.

Dessa maneira, como DSC_0419-44afirma Andrea, as crianças foram estimuladas a expressar como se sentem, a enfrentar os sentimentos negativos e a desfrutar dos positivos. “Ajuda a assimilarem que todas as emoções são válidas e que cada uma tem o seu lugar”, conclui a educadora – compositora da canção escrita, especialmente, para a atividade inaugural, que, com um refrão fácil, logo ganhou a voz dos educandos. Vamos conhecê-la?

Cada emoção tem o seu lugar

Vamos ter cuidado pra não misturar (Refrão)

Se está contente sente euforia

Brilha o amarelo de tanta alegria

Se está chateado lembre do azul do mar

Suave e macio, sem ninguém pra incomodar

Se está com raiva, irado, feroz

Fica vermelho como fogo

Não escuta a própria voz

Se está com medo

Parece acinzentado

Não consegue fazer nada

Fica paralisado

Se a calam te pega

Fica uma beleza

Parece até o verde

Que tem na natureza

Agora que ficou tudo mais organizado

Para cada emoção uma cor

E cada cor no pode adequado

Cada emoção tem o seu lugar

Vamos ter cuidado pra não misturar.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>