Projeto de Vida: autoconhecimento, desejo e ação
26 de outubro de 2020 Notícias, Portal
capa

WhatsApp Image 2020-10-26 at 16.43.58Para ajudar os estudantes a encontrar seu caminho, reconhecer suas habilidades, dons, carisma e vocação, o professor e agente da Pastoral, Henrique Kaladan, criou o Projeto de Vida, uma proposta pioneira que já acontece há seis anos. Integrado ao Ensino Religioso saberes históricos, psicológicos, filosóficos, sociológicos e teológicos, a proposta, desenvolvida com os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Notre Dame Ipanema, orienta os jovens na prática do autoconhecimento para mais clareza acerca de suas inúmeras possibilidades na vida profissional.

“O projeto estimula a busca de soluções e caminhos a partir de questionamentos como o que fazer, qual a razão e como. É uma motivação  para organizar passo a passo  as escolhas, valorizando suas habilidades. Ele busca ajudar o estudante a pensar e estruturar as perspectivas de futuro a partir do que ele é, do que quer, do que sonha”, explica Henrique.

O primeiro passo instrui quanto ao autoconhecimento, o olhar para si, a reflexão pessoal, revisitando, também, os primeiros sonhos da infância. O segundo trata da descoberta das aptidões, dons e habilidades a partir desse autoconhecimento, seja nas áreas humanas, exatas ou científicas. Finalmente, o terceiro e último momento aborda a elaboração de metas, dentro dessas habilidades, funcionando como uma espécie de bússola que ajuda a encontrar as vias para a realização desses objetivos. 

A proposta é oferecer subsídios aos estudantes, mostrando que os resultados estão diretamente ligados à dedicação de cada um. Dessa forma, eles são instrumentalizados para encontrar seus caminhos a partir dos seus dons, conscientes de que podem ser luz no mundo, trabalhando para o bem comum”, finaliza Kaladan.