Projeto auxilia educandos com questões da adolescência
1 de março de 2019 Notícias, Portal
Destaque

DSC_0039-16Desenvolvido há dez anos pelo Colégio Notre Dame Ipanema, o projeto adolescer.com visa colaborar para que os educandos compreendam questões inerentes à adolescência, além de auxiliá-los a atingir o sucesso acadêmico.

Para isso, a iniciativa – voltada aos estudantes matriculados entre o 6º e o 8º Ano do Ensino Fundamental – questiona-os sobre as temáticas do seu interesse. As mais lembradas pelo grupo, então, serão abordadas nos encontros bimestrais do projeto – cujo desenvolvimento inclui a oportunidade de engajamento em causas diversas. Afinal, tal protagonismo pode auxiliar a superar fases difíceis, pois confere sentido a determinado período da vida.

DSC_0080Entre os envolvimentos possíveis, está o com o projeto Gestão Cidadã, no qual os estudantes do 7º Ano são convidados a visitar, durante uma tarde por mês, uma instituição beneficente, a fim de promover atividades de interação. Os educandos matriculados no segmento seguinte, por sua vez, podem dedicar uma tarde por semana, durante dois meses, à capacitação para a mediação de conflitos. Depois de capacitados, através de uma cartilha produzida pelo próprio colégio, passam a mediar os conflitos que surgem entre os próprios colegas como situações de confronto na hora do recreio, em jogos e antibullyng.

Atividade inaugural

Ao ser apresentado aos estudantes aos quais é destinado, o adolescer.com – proposta em consonância com o projeto voltado ao desenvolvimento das competências socioemocionais que, neste ano letivo, norteará o fazer pedagógico da instituição de ensino – oportunizou, ainda, que eles organizem um cronograma de estudos que os ajuda a prever a realização de exercícios e revisões. Para tanto, foi oferecido a eles um checklist de estudo, carinhosamente apelidado de “passaporte para passar de ano”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>