Começa, no Rio de Janeiro, o Encontro de Jovens Notre Dame
27 de março de 2015 Notícias, Pastoral, Portal

Quem disse que três horas de viagem são cansativas? Para os 54 jovens que estão participando do evento preparatório para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, as horas em um avião ou ônibus só recarregaram as energias para as atividades.

Logo na chegada ao Recanto Girassol, uma dinâmica laboral integrou os movimentos do corpo aos DSC_0273conhecimentos do evangelho. Alegria, emoção e integração permearam o início do encontro entre jovens dos Colégios Notre Dame de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em carta lida pela coordenadora da Rede de Educação Notre Dame, Ir. Elci Favaretto, a presidente da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – mantenedora das instituições de ensino-, Ir. Araci Ludwig, pediu aos jovens que estejam cientes da força necessária para seguir o caminho de Jesus Cristo e de Santa Júlia Billiart e que, apesar das controvérsias, permaneçam com o desejo da felicidade, do amor e da vida em fraternidade.

DSC_0337
Jovens buscam por suas duplas: aqueles que têm o mesmo trecho da carta escrita pelo Papa Francisco

Após leitura de trechos da Carta escrita pelo Papa Francisco aos jovens do planeta, reflexões e análises surgiram de todos. Para os estudantes Mariana Carneiro e Fernando Santos, as perguntas feitas pelo Pontífice aos adolescentes geram, além de respostas,  ainda mais questionamentos. “Se fossem perguntas com respostas finitas, nos levariam ao comodismo. São esses ciclos que movem a vida.”, refletiram os jovens.

“Compreenderam porque vocês estão aqui? Jesus diz que vocês são o sal da terra”, animou-os o coordenador do evento, Henrique Kaladan, durante a reflexão e a oração que finalizaram a primeira noite do evento, quando aconteceu, também, a distribuição da sua camiseta oficial entre os participantes.

Veja mais fotos desse primeiro dia do encontro de jovens Notre Dame:

Encontrão

O VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, no qual os estudantes  gaúchos se unem aos desses três estados, será realizado em setembro de 2016, em  Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.