Preparativos para as comemorações dos 85 anos do Colégio Notre Dame Ipanema
8 de janeiro de 2018 Notícias, Portal
destaque site 2

Em 1923, as Irmãs de Notre Dame pisavam pela primeira vez em terras brasileiras rumo à cidade de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, para fundar o primeiro Colégio Notre Dame no Brasil. Anos mais tarde, em 1933,  fundaram em Ipanema, a primeira instituição de ensino da Rede de Educação Notre Dame no Rio de Janeiro.

PDSC_0242or isso, em 2018, o Colégio Notre Dame Ipanema celebra seus 85 anos de tradição e excelência no ensino. Os preparativos para a comemoração dessa data, contudo, começaram ainda em 2017.

No último meses daquele ano, o painel de Santa Julia Billiart, que está localizado no corredor que da acesso à piscina, foi restaurado pelo especialista Aildo Barbosa de Lima. De acordo com o profissional, uma tinta automotiva foi aplicada sobre a obra, a fim de que servisse como catalizadora. Posteriormente, Aildo trabalhou em cima dos relevos utilizando uma pasta que ressaltou todas as entranças e os detalhes do painel.

O restaurador  fez, ainda, uma comparação entre a época que o DSC_0026painel foi criado com a restauração nos dias atuais. “Acredito que o artista na época não tinha o recurso que hoje a gente consegue ter em termos de material” finalizou Aildo, ressaltando que foi possível destacar ainda mais o relevo criado em dezembro de 1999, pelo artista original Reginaldo Ponciano de Souza.

Além do painel de Santa Julia Billiart, outra restauração foi preparada para receber o ano jubilar.  A Imagem de Nossa Senhora das Graças, que fica na fachada do Colégio e foi doada por alunas de uma dasDSC_0008-1 turmas de Ginásio do Notre Dame Ipanema no ano de 1952, também foi renovada. Inicialmente, a imagem era afixada no chão, próximo a entrada, explica a ex-aluna Anna Maria Gomes Mattos, uma das responsáveis pela “vaquinha” feita nos anos 50 para presentear o Colégio. Hoje, a imagem está situada acima da porta principal da escola “olhando” por todos.

logo 85 quadrada branca webAlém das restaurações, a fim de ilustrar as celebrações dos 85 anos do Colégio, foi criado um logotipo comemorativo em alusão ao Jubileu de Girassol. Nele, é possível visualizar uma imagem de Nossa Senhora – Notre Dame -, o morro Dois Irmãos – considerado um dos símbolos do bairro de Ipanema -, e o Girassol – flor significativa às Irmãs de Notre Dame, que também representa o símbolo jubilar dos 85 anos.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>